29.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 1, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisNorte brasileiro recebe eventos de conscientização sobre combate da mosca-dos-chifres em bovinos

Norte brasileiro recebe eventos de conscientização sobre combate da mosca-dos-chifres em bovinos

Foto: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

A mosca-dos-chifres é um dos insetos que mais causam prejuízos econômicos à pecuária leiteira e de corte no Brasil. O inseto hematófago (que se alimenta de sangue) compromete o bem-estar dos bovinos, reduz o ganho de peso em até 40 quilos e provoca queda de cerca de 20% na produção de leite. Conscientizar os pecuaristas sobre a importância do combate à mosca-dos-chifres, levando tecnologia para ajudar nesse desafio, é o objetivo central da Jornada Fiprotag®210, eventos técnicos foram realizados em municípios do Acre, Rondônia, Pará e Tocantins.

“Juntos, os quatro estados são detentores de mais de 59 milhões de cabeças de bovinos. Essa indiscutível importância econômica da pecuária na região nos levou à realização de eventos técnicos para compartilhar conhecimento em várias datas e diferentes cidades. É nosso papel contribuir para o combate aos desafios sanitários e o consequente aumento da produtividade”, detalha Antonio Coutinho, gerente de marketing da Vetoquinol Saúde Animal, promotora da Jornada Fiprotag®210.

A ação da mosca-dos-chifres é potencializada em regiões de altas temperaturas com chuvas e umidades – características das próximas estações (primavera e verão). Com isso, as infestações ocorrem com maior intensidade e mais insetos podem amplificar o problema, já que uma única mosca tem a capacidade de picar o animal cerca de 40 vezes em um dia. O prejuízo anual para a pecuária brasileira é estimado em mais de R$ 15 bilhões.

A Vetoquinol Saúde Animal é uma das oito maiores indústrias de saúde animal do mundo e fornece ao mercado o brinco mosquicida Fiprotag® 210 para combater a mosca-dos-chifres. Testado em campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a solução apresenta extrema eficácia contra o inseto, zerando infestações em apenas 30 minutos após a brincagem. Além disso, protege os animais por 210 dias.

Os coordenadores e médicos-veterinários da Vetoquinol responsáveis pela promoção dos eventos em cada estado foram: André Desjardins (AC e RO) e Leonardo Junior (PA e TO). A expectativa é de que a iniciativa tenha impactado mais de 2 milhões de bovinos de 1.500 pecuaristas em todos os eventos de 2024.

ARTIGOS RELACIONADOS

Antracnose: mangas sob alerta

Muitos são os problemas encontrados na cadeia produtiva da manga, em muitos casos limitantes à sua exploração comercial, tendo em vista as perdas quali e quantitativas produzidas nesta cultura.

Do campo à mesa: tecnologia apoia desenvolvimento do setor agrícola

Dos maquinários aos sistemas de gestão, a inovação vem apoiando o produtor rural a ter maior controle sobre a cadeia produtiva, com garantia de qualidade e economia.

Tratamento de sementes – O aliado do produtor rural

  Andressa Cristina Zamboni Machado Pesquisadora do IAPAR andressaczmachado@hotmail.com Daniela Sayuri Matunaga Pós-graduanda IAPAR Os nematoides causam sérios prejuízos a importantes culturas agrícolas, como a soja, o algodão...

Bayer introduz novo modelo de negócio na Show Rural Coopavel

A Bayer, multinacional de saúde e nutrição, anuncia que trará, nos próximos anos, novo modelo ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!