22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaDo campo à mesa: tecnologia apoia desenvolvimento do setor agrícola

Do campo à mesa: tecnologia apoia desenvolvimento do setor agrícola

Dos maquinários aos sistemas de gestão, a inovação vem apoiando o produtor rural a ter maior controle sobre a cadeia produtiva, com garantia de qualidade e economia.

Crédito Divulgação

Luiz Coradi
Board Member da AdopTI, consultoria com portfólio exclusivo e especializado na plataforma de gestão empresarial SAP

No Brasil, o agronegócio é um dos mais importantes setores da economia. Apenas no ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor agrícola cresceu 8,36%, sendo responsável por 27,4% do PIB nacional, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Esse crescimento da produção agrícola no país está diretamente relacionado à ampliação do uso da tecnologia no campo. Dos maquinários aos sistemas de gestão, a inovação vem apoiando o produtor rural a ter maior controle sobre a cadeia produtiva, com garantia de qualidade e economia.

Contando com recursos tecnológicos como os sistemas de gestão agrícola, as fazendas conseguem automatizar e gerenciar seus processos e, consequentemente, melhorar a eficiência de cada etapa de produção. São métodos e estratégias que otimizam o agronegócio desde o planejamento da safra, preparo do solo à colheita, gestão orçamentária, controle da frota e estoque, armazenamento, logística e até a comercialização dos produtos.

Enquanto as aplicações tradicionais de TI para gestão não atendem a necessidade específica do setor, os sistemas de gestão agrícola facilitam o acesso às informações em relação à produção e oferecem estratégias para otimizar o crescimento, gerando tomadas de decisões mais assertivas. Assim, além das fazendas reduzirem custos, também desenvolvem a produtividade e aumentam a receita.

Outra vantagem é a sustentabilidade, que demanda um olhar cada vez mais atento das práticas agrícolas. Diante de um cenário de restrição de terras, limitação de insumos como água, fertilizantes e químicos, e mudança climática, contar com um monitoramento eficaz da produção permite reduzir desperdícios e fazer um uso mais eficiente da terra, aperfeiçoando toda a cadeia produtiva.

Inovação de ponta a ponta

Além das plataformas de gestão, outras tecnologias também vêm contribuindo para o avanço do setor agrícola. É o caso da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), Inteligência Artificial (IA), drones, robôs, sensores e outros recursos, que estão cada vez mais digitalizando os processos do campo, tornando-os mais sofisticados, principalmente graças ao processamento de dados em grande escala.

Mas, mesmo avançando a passos largos, essas inovações ainda têm um amplo potencial de adoção a ser explorado no Brasil, contudo esbarram na ausência de infraestrutura de conectividade, que hoje representa o maior entrave da agricultura digital para 61% dos produtores rurais entrevistados em uma pesquisa realizada pela Embrapa no primeiro semestre de 2020.

Por outro lado, a tendência é que esse desafio seja superado na mesma medida que as soluções tecnológicas avançam, uma vez que muitas empresas de tecnologia já oferecem plataformas de ponta, embarcadas de forma a superar os problemas de baixa infraestrutura de conectividade.

Com o setor de tecnologia caminhando de braços dados com o setor agrícola, ganha não só o agronegócio e o meio-ambiente, como também o desenvolvimento econômico nacional como um todo. Inovação do campo à mesa: esse é o caminho do futuro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Syngenta anuncia novo Diretor Geral

Ricardo Perez soma mais de 20 anos de experiência na companhia e terá a missão de manter e fortalecer a harmonia com a rede de distribuição Syngenta.

Segurança no campo é fundamental

ELSYS oferece soluções de segurança a produtores com investimento acessível a partir de R$ 90.

American Vanguard adquire a Agrinos

A American Vanguard Corporation (NYSE: AVD), anunciou hoje que sua principal subsidiária AMVAC Chemical A Corporation adquiriu o grupo de empresas Agrinos, uma empresa privada líder em tecnologia de insumos biológicos para lavouras.

Open Field Day 2020 mostra lançamentos para horticultura

Entre os dias 7 e 9 de julho, a Agristar do Brasil, empresa referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de hortaliças, frutas e ervas, promoveu o Open Field Day Online 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!