27.9 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosNova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

 

Group of people planting vegetable in greenhouse

A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o Silwet* ECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão certificador de insumos para cultivo orgânico no País. Trata-se de um superespalhante que traz inúmeras vantagens para o agricultor, como maior rendimento e facilidade no manejo do produto, redução dos custos operacionais, economia de água, resistência à chuva, entre outras.

O Silwet* ECO maximiza a cobertura de pulverização em até 10 vezes, com uma única aplicação, na comparação com um adjuvante convencional. “Com isso, é possível eliminar até 70% do volume de água aplicado em razão da maior cobertura proporcionada pelo adjuvante em toda a superfície, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente“, explica Marcos Belle, gerente de Marketing de Agricultura da Momentive na América Latina.

O executivo acrescenta que essa economia de água, associada à melhor performance do tratamento, otimiza os custos e ainda diminui os impactos ambientais da pulverização agrícola. Outra característica do produto é a baixa formação de espuma, resultando em menos desperdício.

Devido a sua composição à base de um silicone modificado, que reduz significativamente a tensão superficial, o adjuvante possibilita grande cobertura foliar e rápida penetração vegetal, o que torna o tratamento resistente à chuva em poucos minutos após a sua pulverização.

Essa característica também proporciona maior rendimento, já que é possível aumentar a área tratada com o mesmo tanque de pulverização. “Como resultado, o agricultor alcança a máxima eficiência dos componentes ativos da mistura aplicada e, ao mesmo tempo, economiza tempo e obtém ganhos operacionais“, destaca o executivo da Momentive.

Com a otimização no processo de pulverização, há ainda a redução da circulação do veículo pela propriedade e, consequentemente, dos custos com mão de obra e combustível. “A diminuição do tráfego possibilita ainda menor compactação do solo, fator relevante para o desenvolvimento dos cultivos“, acrescenta Marcos Belle.

O Silwet* ECO também está na lista dos produtos certificados pelo OrganicMaterialsReviewInstitute (OMRI), um instituto global que assegura a adequação de produtos para fabricação, manuseio e processamento orgânico.

Atualmente, o adjuvante é comercializado pelo distribuidor Rizobacter, que oferece suporte técnico e especializado aos clientes.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Resultados da adubação potássica + extrato de algas em rúcula

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Trata-se de um substrato de baixa capacidade de translocação lateral da solução nutritiva, deixando a parte inferior do substrato com uma umidade superior à da parte superior.

Nematoide – Perigo que ronda as lavouras

  Solange Maria Bonaldo Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Agronomia, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop sbonaldo@ufmt.br Carlos Wilson Alves Graduando em Agronomia "...

Concurso da Embrapa: práticas de controle e prevenção da erosão

No Dia Mundial do Solo, 05 de dezembro, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) chama a atenção para um dos maiores problemas que afetam a nossa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!