19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosNova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

 

Group of people planting vegetable in greenhouse

A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o Silwet* ECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão certificador de insumos para cultivo orgânico no País. Trata-se de um superespalhante que traz inúmeras vantagens para o agricultor, como maior rendimento e facilidade no manejo do produto, redução dos custos operacionais, economia de água, resistência à chuva, entre outras.

O Silwet* ECO maximiza a cobertura de pulverização em até 10 vezes, com uma única aplicação, na comparação com um adjuvante convencional. “Com isso, é possível eliminar até 70% do volume de água aplicado em razão da maior cobertura proporcionada pelo adjuvante em toda a superfície, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente“, explica Marcos Belle, gerente de Marketing de Agricultura da Momentive na América Latina.

O executivo acrescenta que essa economia de água, associada à melhor performance do tratamento, otimiza os custos e ainda diminui os impactos ambientais da pulverização agrícola. Outra característica do produto é a baixa formação de espuma, resultando em menos desperdício.

Devido a sua composição à base de um silicone modificado, que reduz significativamente a tensão superficial, o adjuvante possibilita grande cobertura foliar e rápida penetração vegetal, o que torna o tratamento resistente à chuva em poucos minutos após a sua pulverização.

Essa característica também proporciona maior rendimento, já que é possível aumentar a área tratada com o mesmo tanque de pulverização. “Como resultado, o agricultor alcança a máxima eficiência dos componentes ativos da mistura aplicada e, ao mesmo tempo, economiza tempo e obtém ganhos operacionais“, destaca o executivo da Momentive.

Com a otimização no processo de pulverização, há ainda a redução da circulação do veículo pela propriedade e, consequentemente, dos custos com mão de obra e combustível. “A diminuição do tráfego possibilita ainda menor compactação do solo, fator relevante para o desenvolvimento dos cultivos“, acrescenta Marcos Belle.

O Silwet* ECO também está na lista dos produtos certificados pelo OrganicMaterialsReviewInstitute (OMRI), um instituto global que assegura a adequação de produtos para fabricação, manuseio e processamento orgânico.

Atualmente, o adjuvante é comercializado pelo distribuidor Rizobacter, que oferece suporte técnico e especializado aos clientes.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos aumentam a eficiência do NPK

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário...

Fosfito no manejo de doenças do cafeeiro

Manoel Batista da Silva Júnior mjunior_agroufla@yahoo.com.br Deila Magna dos Santos Botelho Pós-doutorandos- DFP" Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gustavo César Dias Silveira Mestrando - DFP- UFLA O cafeeiro...

Inoculante pode antecipar o corte do eucalipto?

David Pessanha Siqueira Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal   Dentre as áreas utilizadas em plantios florestais para fins industriais, o eucalipto se destaca, sendo responsável por...

Pelo fim do improviso na produção de biodefensivos

Pedro Faria Jr. Presidente da ABCBio " Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico Nas constantes visitas de campo que rotineiramente os técnicos e agrônomos dos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!