23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesNúmero de associados da Cotribá cresce 15% em 2023

Número de associados da Cotribá cresce 15% em 2023

Cooperativa também ampliou área de plantio no RS

Em reunião realizada recentemente, os conselhos de administração e fiscal da Cotribá fizeram um balanço dos resultados nos primeiros meses do ano. Apesar da estiagem, a constatação é que a cooperativa mantém seu ritmo de crescimento. Para enfrentar os desafios do clima, a cooperativa apoia os associados colocando à disposição a equipe de assistência técnica com orientações que enfatizam o uso de tecnologia a fim de elevar a produtividade das lavouras e garantir rentabilidade.

Com essa estratégia, a Cotribá está alcançando crescimento em área plantada nas culturas de verão e inverno nas regiões da Fronteira, Metade Sul e Fronteira Oeste. O número de associados também está em expansão neste ano, chegando a quase 10 mil, numa evolução em torno de 15%. Mesmo com a estiagem, a projeção é de aumento de faturamento que, no ano passado, chegou a um recorde de R$ 4,09 bilhões. “Houve redução no preço das commodities, mas em contrapartida, a diminuição do preço dos grãos influencia bastante porque o produtor fez investimento e terá que pagar. Neste ano, esperamos custo menor e isso deve ajudar o produtor”, destaca o presidente da entidade, Celso Krug.

Nas culturas de inverno, ele observa que a cooperativa incentiva o plantio de canola e trigo e considera que isso é um diferencial pela tecnologia que irá beneficiar as culturas de verão. “Não se pode mais imaginar uma propriedade só com soja”. Krug também aponta a necessidade de manter os investimentos em estrutura de armazenamento para receber a produção dos associados. Na safra anterior, entre os principais produtos, no ano passado, houve o recebimento e compra de 11,15 milhões de sacas de soja, 3,77 milhões de sacas de trigo, 30,11 mil de sacas de arroz e 1,89 milhão de sacas de milho. Em relação ao milho, a Cotribá aposta bastante porque precisa de matéria-prima para a nova fábrica de rações que terá capacidade para produzir 300 mil toneladas/ano, iniciando suas operações no final deste ano.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrishow 2023

Melhoria na mobilidade, ampliação das áreas de alimentação e de banheiros e novas atrações estarão na principal feira de tecnologia agrícola da América Latina.

Novo portfólio será apresentado no Mega Cana 2023

Encontro promovido em conjunto por Canacampo e Siamig mostra tecnologias herbicidas, inseticidas e bioestimulantes naturais voltados à nutrição de plantas

4ª BATATEC

De 20 a 23 de julho, em Presidente Prudente (SP).

Plantação de girassol bate recorde de 46.393 hectares em 2023

Finalizada a época do plantio de girassol, Caramuru comemora crescimento de 149% da área plantada no período de 2020 para 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!