26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosO barter: porteira adentro

O barter: porteira adentro

Segundo o produtor João Lincoln Reis Veiga, a época ideal para utilizar o barter é quando a relação está favorável, mas acima de tudo, é importante fechar com empresas idôneas

Na pitoresca Fazenda Congonhal, localizada em Nepomuceno, no interior de Minas Gerais, o agricultor João Lincoln Reis Veiga, que neste ano venceu o Concurso de Máxima Produtividade do CESB, está revolucionando a maneira de conduzir seus negócios no setor agrícola.

Com uma diversidade de cultivos que inclui café, abacate, soja, milho, feijão, trigo e aveia, ele tem enfrentado as flutuações do mercado de commodities de maneira inovadora: aderiu ao modelo de troca (barter).

À esquerda, o produtor João Lincoln e seu agrônomo
Crédito: Arquivo pessoal

Estratégia sólida desde 2015

João Lincoln começou a utilizar o barter em 2015, quando a cooperativa à qual ele era filiado começou a promover esse modelo de transação. Trata-se de uma prática de troca de mercadorias ou serviços, sem necessidade de dinheiro, que se revelou uma solução atraente para o produtor, que reconheceu as oportunidades que isso poderia oferecer em relação à gestão de riscos.

“A época ideal para utilizar o barter é quando a relação está favorável”, afirma João Lincoln, ressaltando a importância de escolher o momento certo para a troca, permitindo-lhe adquirir os insumos necessários no momento exato, mesmo sem possuir os produtos agrícolas no momento da compra dos insumos. “Quando pagamos com produto, escapamos da oscilação de mercado”, acrescenta ele.

Parceria com empresas idôneas

No entanto, João Lincoln destaca a importância de experiências conduzidas com empresas confiáveis e idôneas. Ele menciona especificamente a Terra Nova, que posteriormente foi adquirida pela Nutrien, como uma das empresas com as quais realizou operações de barter.

“A escolha de parceiros é uma medida essencial para garantir a segurança e a eficácia desse modelo de negociação”, reafirma.

Seleção estratégica de produtos

Quando questionado sobre como decidir quais produtos utilizar como moeda de troca, João Lincoln explica que se baseia nas recomendações de consultores agrícolas e nas condições de mercado.

Ele prioriza produtos como milho, soja e café, de acordo com a valorização no momento da troca. Além disso, ele busca negociar para garantir que o momento seja propício tanto para seus produtos quanto para a aquisição dos insumos desejados.

Enfrentando as oscilações de preços

Como produtor de café, soja e milho, João Lincoln enfrenta as inevitáveis ​​oscilações de preços dessas commodities. No entanto, sua abordagem de usar os produtos mais valorizados, como soja e café, no momento da troca, permite-lhe mitigar os riscos associados a essas flutuações. “Tenho comprado fertilizantes e defensivos, quase tudo por meio do barter. Máquinas ainda não, mas se a oportunidade for boa, podemos utilizá-las também”, revela.

Essa estratégia inteligente de escolha da moeda de troca é uma demonstração de sua habilidade em adaptar-se às condições do mercado.

O caso de João Lincoln Reis Veiga na Fazenda Congonhal serve como exemplo inspirador de como os agricultores podem adotar práticas inovadoras para gerenciar riscos e aproveitar as oportunidades de mercado.

Sua abordagem estratégica de utilização da troca como meio de aquisição de insumos destaca a importância de se adaptar às mudanças do setor agrícola. Com a combinação de escolhas sábias e parcerias confiáveis, João Lincoln está no caminho certo para alcançar o sucesso contínuo em sua empreitada agrícola.

ARTIGOS RELACIONADOS

Barter: destaque nas negociações da Femagri

Considerado um momento favorável, cooperados da Cooxupé travaram café na feira de negócios promovida pela cooperativa, em Guaxupé (MG).

BASF e 3tentos realizam operação inédita

Em parceria inédita no mercado agrícola, a BASF e a 3tentos, grupo gaúcho do agronegócio ...

Coopercitrus apresenta oportunidades de negócios com Barter na Agrishow 2023

Especialistas estão à disposição oferecendo informações do mercado de grãos para auxiliar os produtores rurais a tomarem as melhores decisões.

Barter é boa opção para aquisição de insumos

O sistema de Barter oferece uma alternativa inteligente para adquirir insumos agrícolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!