23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesO que é uma moega de grãos e seu auxilio na segurança

O que é uma moega de grãos e seu auxilio na segurança

CEO da Rayflex ressalta que equipamento auxilia na diminuição de perda de matérias-primas e na contenção de pó emitido no ambiente

Indispensáveis para a indústria agrícola, a moega de grãos, como o nome mesmo sugere, é um equipamento que tem a função de receber, moer e armazenar grãos. Trata-se de uma grande máquina metálica, inserida em uma linha produtiva em conjunto com equipamentos de pré-limpeza, secadores, transportadoras e outros que auxiliam o acondicionamento e o processamento desses produtos agrícolas. 

Créditos: Rayflex

Conhecida também como espaços confinados, precisa preservar a qualidade dos armazenados, ou seja, deve estar inserida em um ambiente limpo e livre de impurezas e, por esta razão, se faz necessário o uso de portas rápidas que possam barrar a passagem de sujeiras e agentes contaminantes. Segundo Giordania Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina, durante o processo de carga e descarga de grãos, é comum que ocorram muitas perdas de matérias-primas, em especial com os triturados. “A moega de grãos vai ajudar a evitar essas perdas, além de ter um papel fundamental para conter o pó emitido pelos triturados, que podem ocasionar a poluição do ar, tanto interno como externo”, avalia.

A executiva explica que o pó exalado no ar proveniente dos grãos triturados precisa ser captado rapidamente e, por isso, contar com uma barreira que impeça a saída para o ar externo é fundamental, tanto para manter a salubridade dos funcionários e da moega, como também evitar a poluição do ar. “Não é de hoje que o processo de logística de grãos vem preocupando profissionais do agronegócio e o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente”, comenta. “Os principais riscos estão relacionados a explosões, inalação da poluição ou de fungos e bactérias alocados na poeira, que podem causar doenças diversas e problemas crônicos para o pulmão, como asma, bronquite e alergias”, completa. 

E como uma porta para moega pode ajudar? A porta rápida é capaz de exercer praticamente todos os cuidados indicados pelo CONAMA. Por suas rápidas abertura e fechamento, feitas de forma automática, a porta para moega impede que ocorra a troca de ar entre o ambiente interno e o externo. “As portas rápidas Vectorflex foram projetadas exclusivamente para locais externos que sofrem com a incidência de vento. Com excelente vedação, evitam a entrada de poeira, insetos, roedores, pombos e outras pragas, além da proteção em caso de chuvas. O equipamento também possui fotocélula tipo barreira de luz entre as colunas, fazendo com que a porta se abra caso alguém passe durante o seu fechamento, evitando assim maiores acidentes”, finaliza Giordania. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Pivot anuncia sua 11ª loja

A Pivot Equipamentos Agrícolas, líder nacional em sistemas de irrigação por pivô central, ...

A importância de medir a umidade do grão de café

Parceria entre a empresa paranaense Locsolution e a Emater de Minas Gerais quer ...

Prensso Máquinas: Um equipamento 100% fabricado no Brasil

Faltam poucos dias para a Prensso Máquinas comemorar o primeiro aniversário de um dos seus projetos mais ambiciosos. Por meio do trabalho conjunto dos seus mais de 30 profissionais, a empresa apresentou no dia 13 de março de 2020 a PHC380.

Revisão regular nas máquinas

Manter os tratores com a revisão regular sempre em dia é fundamental para o bom ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!