20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasO uso do blockchain já revoluciona o mundo dos negócios

O uso do blockchain já revoluciona o mundo dos negócios

Pensando Estrategicamente, por Antônio Carlos de Oliveira.

Texto publicado originalmente no Diário de Uberlândia

Antônio Carlos de Oliveira/Reprodução

O termo “blockchain” ainda soa estranho ao ouvido da maioria das pessoas, mas, segundo indicam as previsões, logo vai estar na boca de muita gente. Trata-se da tecnologia responsável por viabilizar as transações com moedas digitais, como a bitcoin, e que ganha a cada dia novas aplicações, devido à capacidade de permitir a movimentação de vários tipos de ativos – como documentos e arquivos digitais – sem a necessidade de intermediários. 

Podendo ser entendido como um livro-razão imutável e compartilhado que facilita o processo de registro de transações e de controle de ativos em uma rede de negócios. Um ativo pode ser tangível ou intangível. Praticamente qualquer item de valor pode ser controlado e comercializado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos de todas as partes envolvidas.

Como o blockchain é, basicamente, um banco de dados distribuído, é possível também o uso da tecnologia para distribuição de documentação de sistemas, manuais de uso, artigos acadêmicos, livros digitais e afins. 

Essa cadeia de blocos faz parte de um sistema de registro coletivo. Isso quer dizer que as informações não estão guardadas em um lugar só, pois em vez de estarem armazenadas em um único computador, todas as informações da blockchain estão distribuídas entre os diversos computadores ligados a ela.

Esses bancos de dados que armazenam periodicamente informações de transações em lotes, chamados blocos, que recebem uma impressão digital chamada hash – um código matemático único – e são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos – uma corrente (daí o termo “chain”), que quer dizer elos. Você sabe que aquela transação ocorreu e que ela está gravada na blockchain para sempre. Afinal, não é possível desfazer ou alterar uma transação após ela ter sido inserida no sistema. 

Vamos refletir: Existem várias blockchains diferentes, com várias funcionalidades que vão além das transações financeiras. Ele pode ser usado em outros setores.

A tecnologia Blockchain continua a evoluir representada pelo aumento do número de criptomoedas, bem como pelas empresas que utilizam a tecnologia para melhorar a eficiência.  O assunto já ganhou espaço nas manchetes dos principais jornais e portais do mundo todo. As criptomoedas vieram com tudo e os Bitcoins são o carro-chefe do tema do momento.

Dúvidas como, “como investir em Bitcoins” e “qual a cotação do Bitcoin hoje” são frequentes atualmente. Outro engano comum é acreditar que Bitcoin e blockchain são sinônimos. Na verdade, não são. Portanto existem diferenças entre esses termos.

Blockchain é a tecnologia base da bitcoin e milhares de criptomoedas e tem um potencial promissor para ir além das moedas digitais. Essa tecnologia já pode ser encontrada em diversos negócios e até em governos.

As principais vantagens da blockchain são a segurança, a transparência, o livre acesso e a descentralização. A tecnologia oferece uma forma mais segura de registrar e armazenar dados, pois estes são criptografados em um bloco adicionado à rede.

Blockchain permitirá que as empresas insiram suas informações contábeis e fiscais diretamente em uma base de registros comum, criando um sistema de cruzamento de dados de informações contábeis. Como os registros são criptografados, a falsificação ou a exclusão deles se torna praticamente impossível.  Transformar a contabilidade através da redução de erros, como as informações já validadas não podem ser alteradas, o Blockchain torna os processos mais fáceis e confiáveis.

Assim o Blockchain será uma nova ferramenta de uso para a auditoria, pois como novos recursos de controle em um blockchain os auditores acreditam que inclui o conceito de que todos os usuários têm uma cópia completa do razão e, é praticamente impossível violá-los e adulterar as informações contida neles. 

Pensando estrategicamente: Pela alta eficiência em gravar e gerenciar dados, de maneira que não é possível realizar alterações ou deletar nenhum registro de informação já catalogada no passado, o blockchain é, sem dúvidas, uma das tendências para o setor empresarial.

As aplicações são variadas e muitas empresas já estão usando essa solução para melhorar o desempenho e os processos do negócio.

Os contratos inteligentes, também chamados Smart Contracts, são programas de armazenamento de regras contratuais que, ao serem implementados, fazem a sua execução de maneira automática. 

O blockchain é um sistema tecnológico que gera muito mais segurança às diferentes transações, como as de pagamento. O armazenamento em nuvem de dados e informações sobre o negócio também está chamando a atenção das empresas. 

Como a capacidade de coletar e interpretar informações é muito maior com o uso do blockchain, as empresas podem mapear com muito mais eficiência os processos internos e externos para entender exatamente onde uma falha aconteceu. Além da dificuldade para ser hackeado, o blockchain ainda elimina os custos com a contratação de serviços de segurança de dados.

As aplicações do blockchain já são uma realidade e cada vez mais se tornarão uma necessidade no mundo dos negócios. Cada vez mais elas aparecem e mostram resultados satisfatórios, deixando os processos mais seguros e eficientes.

As vantagens são inúmeras e os negócios estão buscando essa solução que diminui custos, aumenta a transparência dos processos e ainda permite um alto nível da proteção de dados do negócio.

Não é à toa que, entre aqueles que estudam novas tecnologias, a blockchain já ganhou seu espaço em capa de livro. A visão é que a criação de redes de informação descentralizadas pode transformar por completo a forma com que negócios serão feitos daqui para frente.

Se consideramos a internet a forma mais eficiente de compartilhar informação com pessoas do mundo todo em questão de segundos, a blockchain pode oferecer uma nova proposta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção brasileira de algodão deve crescer 17,6%

Para especialista da TMG, produtores devem se atentar ao manejo adequado para garantir qualidade da fibra e atingir bons resultados nas lavouras

Como a tecnologia auxilia o agronegócio e o que isso representa à economia?

Inovação no agronegócio é companheira da economia brasileira

Quais são as preocupações do agro em 2022?

O agronegócio é um setor bastante integrado internacionalmente do ponto de vista das suas ...

Reforma Tributária: Impactos no Agronegócio

Texto aprovado pelo Senado Federal traz alterações que refletem no setor, mas ainda mantém cenário de incerteza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!