22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 17, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosO uso do Ciclus e o aumento de produtividade no campo

O uso do Ciclus e o aumento de produtividade no campo

Resultados apresentados pelos cafeicultores

Após muitos trabalhos de pesquisa, a Café Brasil trouxe ao mercado mais um produto inovador, o Ciclus, um fertilizante de alto desempenho que tem dado o que falar entre os produtores.

Os resultados já podem ser constatados no processo de produção do Café. Em 2018 a equipe de gravações da PlataDigital, contratada pela Café Brasil para gravações de depoimentos dos cafeicultores, ouviu vários testemunhos nas regiões do Cerrado, Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Aumento da produtividade, redução dos custos com adubação e diminuição da bienalidade são alguns dos principais depoimentos dos cafeicultores sobre o uso do Ciclus.

“Eu acredito que o Ciclus vem de encontro com os anseios do cafeicultor, que é fazer uma boa nutrição de sua lavoura com a redução dos custos”, conta Gustavo Abel de Lemos Vieira, da Fazenda Planalto, situada nas cidades de Areado e Divisa Nova, no Sul de Minas. Já no Cerrado Mineiro, ouviu-se sobre “melhoria na qualidade do café, diminuição na incidência de doenças e redução da bienalidade com mais produção. Esses foram os benefícios que Mauro César Naimeg, cafeicultor de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, percebeu na lavoura. E não foi só isso! Perguntado sobre a vantagem da utilização do Ciclus em relação ao convencional, Naimeg diz “antes eu fazia de quatro a seis aplicações. Hoje eu faço apenas duas”, conta um dos exportadores de cafés especiais do Brasil.

Faça chuva ou sol, a satisfação na produtividade é cada vez maior: “desde que usei o Ciclus, aumentou muito a produção. O aproveitamento é 100%. Diminuiu muito meu serviço. Enquanto o adubo está ali, eu estou fazendo outras coisas”, conta o cafeicultor Elias Caixeta, de Machado (MG).

Diferenciais

A linha Ciclus de fertilizantes contém em suas fórmulas nitrogênio de liberação lenta e que difere dos demais produtos hoje existentes no mercado nacional. Ciclus proporciona uma liberação gradativa e prolongada, possibilitando maior uniformidade da distribuição do nitrogênio à planta, menor perda por volatilização e lixiviação, além de economia de mão de obra, tranquilidade com uma única aplicação e muita produtividade.

Atualmente, está disponível no mercado o Ciclus Substrato para viveiros, Ciclus NS para plantio, e Ciclus NK para adubação da lavoura adulta. Outras informações pelo telefone: 3292-3337

ARTIGOS RELACIONADOS

Organominerais reduzem a salinização

  Diego Henriques Santos Doutor em Agricultura engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP) dihens@bol.com.br A salinização é o aumento da concentração de sais...

Aminoácidos reduzem fitotoxicidade dos defensivos

  Ademilson de Oliveira Alecrim Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e membro do Grupo de estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia...

Técnica – Cultivo do cafeeiro com fertilizantes organominerais

Em 2018 a produção de café no Brasil foi estimada em 61,7 milhões de sacas de 60 kg colhidas em uma área de produção de 1.864,3 hectares. De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em seu 4º levantamento da safra 2018, a estimativa da produtividade do café Arábica foi de 31.72 sacas por hectare (37,2% superior à obtida em 2017) e para o café Conilon, 38,59 (37,4% superior à obtida em 2017), constituindo um novo recorde das lavouras de café no País.

Qual a ação dos fertilizantes organominerais na beterraba?

Autores Júlio César Ribeiro Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) jcragronomo@gmail.com Carlos Antônio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!