24.7 C
Uberlândia
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
- Publicidade -
InícioTecnologiaOportunidades digitais aceleram o agronegócio

Oportunidades digitais aceleram o agronegócio

As oportunidades no ambiente digital têm desempenhado um papel transformador no cenário do agronegócio, impulsionando a rentabilidade do setor.

Foto Divulgação

As oportunidades no ambiente digital têm desempenhado um papel transformador no cenário do agronegócio, impulsionando produtividade, sustentabilidade e a rentabilidade do setor. O principal diferencial em relação às mídias off-line reside na capacidade de inovação, eficiência e geração de dados que o on-line fornece. 

A conectividade digital está encurtando as distâncias entre agricultores e stakeholders, proporcionando acesso a informações estratégicas de maneira sem precedentes. O uso do WhatsApp em substituição ao telefone é um exemplo tangível dessa mudança, evidenciando a preferência por interações mais seletivas e informadas. Além disso, a presença crescente da nova geração no setor, com seu envolvimento nas redes sociais, está influenciando a forma como as decisões são tomadas.

Uma das principais vantagens oferecidas por este universo é o leque de possibilidades nas formas de comércio, como plataformas de venda direta ao consumidor e marketplaces agrícolas. A troca ágil e abrangente de informações sobre produtos, técnicas agrícolas e tendências de mercado, destacam-se como um aspecto essencial dessa evolução.

“A jornada do produtor no ambiente digital passa por algumas etapas: tomar conhecimento de produtos e tecnologias, pesquisa e busca por informações, comparativos técnicos entre competidores e só então, a solicitação de cotação. Nesse contexto, o marketplace se torna crucial para fornecer informações relevantes e facilitar a tomada de decisões”, afirma Patrícia Fernandes Leitão, gerente comercial da Agrofy, plataforma de soluções digitais do agronegócio.

O digital também se apresenta como uma solução eficaz com investimentos mais acessíveis em comparação ao off-line. A capacidade de pesquisa on-line e a troca ágil de informações permite que as empresas realizem transações, cataloguem seus portfólios de maneira segura, quebrem barreiras geográficas de comunicação e gerem dados relevantes do comportamento digital de seu público para pautar suas decisões estratégicas de relacionamento e produto.

“Essas transformações destacam como as oportunidades no ambiente digital estão impulsionando positivamente o agronegócio, promovendo práticas mais eficientes, inovadoras e alinhadas aos desafios e demandas contemporâneas”, pontua Patrícia.

Sobre a Agrofy

A Agrofy é um ecossistema de soluções digitais líder na América Latina presente em oito países: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai. Nessa região, o marketplace disponibiliza mais de 150 mil produtos e serviços. As compras são rápidas e seguras para facilitar a vida do produtor rural. Utilizando tecnologia e estratégia, a empresa impulsiona vendas e facilita processos em todas as etapas da cadeia. 

Há oito anos, lidera a digitalização do agronegócio na América Latina. A empresa tem a maior representatividade do setor “agrotechs”. Desde sua primeira série até hoje, levantou mais de US$66 milhões em rodadas de investimentos. No fim de 2021, recebeu US$30 milhões da Série C para expansão das atividades no Brasil e desenvolvimento do modelo e-commerce na América Latina.

ARTIGOS RELACIONADOS

KWS Sementes realizou o evento Agroservice Digital

O evento online contou com a participação de 1.400 pessoas, não apenas do Brasil, mas ...

Nova solução de plantio com tecnologias integradas

De olho nas necessidades do produtor brasileiro, marca traz para feira combo formado por nova versão da plantadeira Momentum e o trator MF 8S.

Ecolon M12: mulching diferenciado com nova tecnologia

O Ecolon M12 se caracteriza por controlar o aparecimento das ervas invasoras, evitando assim a competição por água, nutrientes, além de diminuir a necessidade de capina manual ou química.

Marketplace voltado ao agronegócio movimentou US$28 bilhões em 2022

A plataforma argentina Agrofy registra quase dois terços dos acessos por dispositivos móveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!