28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPendoamento da alface - Uma situação que pode ser evitada

Pendoamento da alface – Uma situação que pode ser evitada

João Ricardo Rodrigues da Silva

Engenheiro agrônomo

joaoragr@hotmail.com

Roberta Camargos de Oliveira

Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia

robertacamargoss@gmail.com

Ernane Miranda Lemes

Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Agronomia

ernane@monitoraengenharia.com.br

Pendoamento da alface provoca prejuízos aos alfacicultores – Crédito Fábio Suinaga

A alface (Lactuca sativa L.) é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, especialmente durante o verão, período em que a oferta desse produto no mercado é consideravelmente afetada.

A redução da oferta relaciona-se às condições climáticas, sendo as altas temperaturas e alta pluviosidade do período fatores que agravam os problemas fitossanitários, prejudicando a qualidade das alfaces e causando grandes perdas de produção.

Pragas, doenças, Tip Burn, má formação de cabeça e pendoamento precoce são problemas recorrentes que se intensificam no verão, tornando a produção um grande desafio para os alfacicultores.

Com a alta demanda e baixa oferta de alfaces nessa época do ano, quem consegue produzir alface de qualidade garante bons preços e se diferencia no mercado, sendo essa a hora de ganhar dinheiro. Um bom manejo, atenção redobrada e utilização de variedades produtivas e resistentes direcionam para bons resultados e evita vários problemas de produção na lavoura, como o pendoamento precoce.

 

O problema

Crédito Shutterstock

O pendoamento é um processo natural da alface para completar seu ciclo de vida, marcando a transição da fase vegetativa para a fase reprodutiva, quando a planta sofre transformações na sua morfologia e metabolismo, e emite seu botão floral, processo natural da espécie, mas indesejável para o produtor em uma plantação comercial.

A alface pendoada perde seu valor comercial, e muitas vezes é descartada antes mesmo de chegar nas gôndolas do supermercado.

Elevadas temperaturas e fotoperíodos longos como os do verão estimulam o pendoamento precoce nas alfaces. Temperaturas em torno de 12 e 22 °C são consideradas ideais para o desenvolvimento das alfaces, o que contribui para a formação de folhas e cabeças de qualidade.

Acima dessa faixa, as plantas já tendem ao pendoamento precoce, principalmente se a cultivar ou variedade plantada não for tolerante à altas temperaturas, ou quando se planta uma cultivar de inverno no período do verão, por exemplo.

Condições de estresse e alterações bruscas de temperatura (como período de dias frios no verão, seguidos de dias quentes) também contribuem para acelerar o processo de pendoamento. Em condições de estresse, a planta vai emitir o pendão precocemente para completar seu ciclo de vida com o intuito de garantir a perpetuação da espécie.

Sintomas do pendoamento na folha do alface – Crédito Fábio Suinaga

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biofertilizantes – Você já conhece?

Joara Secchi Candian Natália de Brito Lima Lanna Bacharéis em Agroecologia e doutorandas em Agronomia (Horticultura) Antonio Ismael Inácio Cardoso Professor da UNESP/FCA " Departamento de Horticultura,...

Bejo – Àfrente do seu tempo

A Bejo participa da Hortitec há mais de 15 anos, por ser esta uma feira de referência para o setor. “Deste modo, é importante...

Organominerais no manejo de nematoides em cenoura

Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e professor do IF Goiano " Campus Morrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br João Pedro Elias Gondim Luam Santos Mestrandos em Olericultura do IF...

Manejo do mofo-branco em hortaliças

  Ailton Reis Engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador da Embrapa Hortaliças ailton.reis@embrapa.br Carlos Alberto Lopes Engenheiro agrônomo, PhD e pesquisador da Embrapa Hortaliças carlos.lopes@embrapa.br Hélcio Costa Engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!