22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasPerspectivas da carne bovina para segundo semestre

Perspectivas da carne bovina para segundo semestre

O valor da carne bovina é o principal empecilho que o setor enfrenta neste momento

O ano de 2023 representa um período de retomada econômica para o Brasil em distintas esferas, em especial no que se refere ao mercado da carne. De fato, as exportações feitas pelo país com destino à China retomaram os patamares elevados após quase três meses do embargo sofrido em relação à exportação de carne. 

Consoante os dados divulgados no boletim de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Brasil bateu o recorde no que se refere ao volume de carne bovina exportada no primeiro semestre de 2023 em meio a tal cenário.

Nesse sentido, o analista de proteína animal da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, diz que: “os preços da arroba avançaram na comparação com a semana passada, ou seja, já existe uma recuperação dos preços do boi gordo no mercado interno. Isso acontece após o mercado reduzir a quantidade de animais ofertados no Brasil”.

Créditos: iStock

Mesmo com recorde de exportação, preço da carne bovina diminui

Embora o cenário de exportação mostra-se promissor em termos de volume de matéria, a realidade é que o preço da carne bovina caiu significativamente. Em suma, conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em junho deste ano, o valor da carne ficou em torno de US$5.054,10 por tonelada. 

Esse valor representa uma queda de 0,88% referente a maio deste ano. Em um comparativo com o mesmo período no ano passado, o valor fica 26% menor. Todavia, é importante destacar que, tanto no médio quanto no curto prazo, a China deve sustentar o mercado de exportações de carne brasileira. 

Conforme o analista econômico de proteína animal no Rabobank, Wagner Yanaguizawa: “A China deve continuar com um apetite acelerado, muito em função do feriado da Golden Week (1º a 7 de outubro). Dessa forma, o grande desafio para a demanda continuará sendo o mercado doméstico, o que continuará trazendo uma pressão negativa em termos de fundamentos, mas, no âmbito da sazonalidade, vemos uma recuperação nos preços”.

Quais são os desafios a serem enfrentados no segundo semestre de 2023? 

Em síntese, pode-se dizer que no mercado de exportações de carne bovina, o Brasil coloca-se no tabuleiro do mundo como um dos principais players. Essa premissa se confirma enquanto, mesmo com a suspensão das exportações para a China, registrou-se o segundo maior volume de exportações da história. 

Dito isso, no que tange ao consumo de carne bovina, fonte rica em coenzima q10, apesar da alta demanda e redução de preços, não se prevê grande aumento. No final das contas, a queda no valor da carne bovina é uma realidade que precisa ser encarada. No entanto, tendo em vista a capacidade adaptativa do setor no território brasileiro, as estimativas são de que esse nicho continue impulsionando o crescimento econômico. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Perspectivas para o uso de fertilizantes especiais

As perspectivas para o uso de fertilizantes especiais prometem impulsionar a produtividade e a sustentabilidade nas lavouras.

Perspectivas para Agrishow 2022 são excelentes

Tirso Meirelles, vice-presidente da Federação, destacou a alta produtividade da agropecuária paulista; Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar será lançado na quinta-feira em Ribeirão Preto.

Açúcar: perspectivas de colheita no Hemisfério Norte

As perspectivas de colheita do Hemisfério Norte para a próxima temporada estão sendo monitoradas de perto, com algumas agências revisando suas estimativas.

Perspectivas para o uso de fertilizantes especiais na agricultura

As perspectivas para o uso de fertilizantes especiais na agricultura são promissoras, representando uma abordagem personalizada para atender às demandas nutricionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!