19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesPerspectivas para safra 2024/25 de soja, milho e trigo

Perspectivas para safra 2024/25 de soja, milho e trigo

Milho/Divulgação Ihara

A Hedgepoint Global Markets traz, em novo relatório, perspectivas para o próximo relatório WASDE do USDA, que será divulgado na sexta (10), sobre soja, milho e trigo.

Soja: apostas são de recomposição dos estoques globais

Sentimento: Baixista

Maio se inicia e com ele o mercado aguarda a primeira leitura WASDE da safra nova 24/25 na sexta-feira (10).

Agentes apostam em um cenário de estoques mais confortáveis nos EUA, porém, as bases desta leitura são frágeis. Basicamente o impulso vem não somente de uma maior safra, mas muito provavelmente de uma leitura de menor demanda (exportações).

E aqui cabe uma ressalva: de fato as exportações semana a semana estão aquém da projeção do USDA, porém, recentemente, em abril esta leitura já foi atualizada.

“Dessa forma, nosso entendimento é de uma abertura inicial de safra com maior oferta (em linha com os dados de intenção de plantio) e demanda muito coerente ao Fórum Agrícola de fevereiro, resultando em estoque final levemente mais confortável que o ciclo 23/24. No que tange ao quadro mundial, o tom também é de recomposição dos estoques, adicionando elementos para os ursos da CBOT”, diz Alef Dias, analista de Grãos e Macroeconomia da Hedgepoint.

Milho: pontapé da safra nova nos EUA tende a ser conservador

Sentimento: Altista

Para o milho, a estimativa média do mercado indica menor produção nos EUA quando comparada a leitura do Fórum Agrícola de fevereiro.

“Contudo, isso em muito já está precificado em Chicago por conta da atualização das intenções de plantio no final de março, conforme temos reforçado, sinalizando potencial produtivo de 378M mt”, pontua.

“É muito cedo para qualquer ajuste em rendimento (ainda não há atualizações de qualidade das lavouras e o padrão climático não tem se mostrado muito distante do esperado para esta época), reforçando a manutenção da leitura de tendência do próprio USDA”, destaca o analista.

Quanto às linhas de demanda, usualmente a leitura de maio parte daqueles números de projeções estatísticas do Fórum Agrícola.

Com relação ao balanço global, os agentes estimam aumento no estoque final 24/25 para 319M mt ante 318,3M mt no ciclo atual, 23/24.

Trigo: mercado espera estoques finais similares para 24/25

Sentimento: Altista
No trigo, o mercado espera um corte de 1M mt nos estoques globais na safra 23/24, corte esse que deve vir do lado da demanda. O USDA tem ajustado constantemente o estoque final da Ucrânia, dado o forte ritmo de exportação do país nos últimos meses, e, olhando para os estoques de passagem das safras pré-guerra, o país ainda pode contribuir com cerca de 0.8M mt para o fluxo global.
 

“Já olhando para a safra 24/25, a média das estimativas do mercado aponta para praticamente o mesmo estoque final da safra anterior. Isso revela que a recuperação da produção esperada nos EUA, Canadá e principalmente Austrália (por conta da transição do El Niño para o La Niña) deve compensar as safras menores na UE, Ucrânia e – possivelmente – Rússia”, acredita.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de inoculantes no tratamento industrial de sementes de soja

No âmbito do agronegócio mundial, a produção de soja está entre as atividades econômicas que, nas últimas décadas, apresentou um dos crescimentos mais expressivos.

Começa amanhã o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul

Evento segue até sexta-feira (25) no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR) O 5º Fórum de Agricultura da América do Sul começa nesta quinta-feira (24)...

Reduzir riscos no agronegócio

Apesar do agronegócio ser o combustível da economia brasileira, não dá para negar ...

Primeiro mix de cultivares de trigo para consumo humano do Brasil

Em meio a uma diversidade de opções de cultivares de trigo, para todas as demandas ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!