23.6 C
Uberlândia
terça-feira, outubro 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPIB do agro sobe 16,81%: produtores rurais obtém recursos via CPRs digitais

PIB do agro sobe 16,81%: produtores rurais obtém recursos via CPRs digitais

Lavoura de soja – Crédito: shutterstock

Em 2020, mais de R$ 3,2 bilhões em financiamento agrícola foram movimentados via e-CPRs na agtech Bart Digital. Alta do PIB é evidenciada por dados da CNA e CEPEA

Nos primeiros dez meses de 2020, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro cresceu 16,81% em comparação com igual período do ano anterior, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Fomentando o financiamento agrícola na pandemia, a agtech Bart Digital movimentou mais R$ 3,2 bilhões em 2020, correspondentes aos ciclos de de soja, milho, algodão e café. A emissão digital de CPRs (Cédulas do Produto Rural) chegou a 13 estados brasileiros.

“Com a pandemia, a necessidade de modernizar processos até então analógicos foi um dos grandes obstáculos do mercado agro. Para contribuir com a continuidade das operações de financiamento ao produtor rural, e garantir que os insumos chegassem ao campo, a agtech Bart Digital antecipou o lançamento da plataforma Ativus, que viabiliza emissão e registros de recebíveis completamente eletrônicos”, explica Mariana Bonora, fundadora da agtech Bart Digital.

A agtech já havia identificado a necessidade de informatização dos processos do agronegócio. Inclusive, esse foi um dos pontos debatidos durante a aprovação da MP do Agro. “A pandemia chegou quando as empresas ainda estavam começando a pensar em soluções digitais. Nós optamos por antecipar o lançamento da Ativus porque entendemos que, durante a pandemia, era urgente a adequação do mercado agro ao digital – bem como outros setores”, completa Mariana.

Atualmente, o sistema Ativus possui usuários de perfis diversificados, como indústrias, revendas, cooperativas, instituições financeiras e securitizadoras. Além do atendimento com as bases do setor produtivo, a Bart Digital também realiza o trabalho com cartórios e tem tido excelentes resultados, mesmo com aqueles que nunca haviam registrado títulos eletrônicos.

“Há cartórios pouco familiarizados, mas todos têm se mostrado abertos. Frequentemente temos a oportunidade de trocar experiências e encontrar novas soluções para o campo. Essas entidades também têm total liberdade para nos acionarem, e assim pensarmos em conjunto sobre como otimizar as relações rurais”, detalha a fundadora da agtech.

Sobre a Bart Digital

Pioneira na emissão de e-CPR (Cédula de Produto Rural eletrônica), a Bart Digital (www.bartdigital.com.br) é uma agtech fundada em 2016 que visa oferecer soluções digitais voltadas ao financiamento agrícola. A empresa é dirigida por sua fundadora, a advogada Mariana Bonora, que também é membro da Diretoria da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs).

A Bart Digital dispõe de automação de processos, contratos digitais, monitoramento de culturas e de um centro de serviços relacionados para tornar o desembolso de crédito mais rápido e transparente. Suas iniciativas também reduzem o risco de desempenho através de rastreabilidade e monitoramento ativo, tudo de forma ágil, transparente e segura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Exportações do agro têm volume recorde

As exportações do agronegócio brasileiro seguem demostrando excelente desempenho ao longo deste ano. Entre janeiro e setembro de 2020, o volume exportado pelo setor cresceu mais de 16% frente ao mesmo período de 2019, atingindo recorde da série histórica.

Agronegócio é um dos setores da economia mais admirados pelos brasileiros

Ainda que motivo de orgulho, o segmento apresenta também preocupações com a questão ambiental e racionalizar o consumo de lubrificantes é uma estratégia para contribuir com operações mais sustentáveis

Milho safrinha

O cultivo de grãos é um dos setores mais importantes da economia brasileira.

ADAMA lança campanha #BomDeAlgodão

Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a ADAMA (leia-se ADAMÁ) lança campanha voltada ao algodão e aos profissionais de sua cadeia produtiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!