17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPlantio direto como manejo preventivo para Fusarium em folhosas

Plantio direto como manejo preventivo para Fusarium em folhosas

Autor: Rodolfo Studzinski – Representante Técnico de Vendas

Produzido por: Enza Zaden Brasil

As alfaces de modo geral são afetadas por diversas doenças ao longo da semeadura até a colheita, as doenças de solo são em sua maior parte as mais problemáticas para controle, devido à falta de defensivos registrados para a cultura, além disso a monocultura faz com que essas doenças apareçam ano após ano com maior frequência. Dentre essas doenças de solo o Fusarium (fungo Fusarium oxysporum f. sp. Lactucae) particularmente vem tomando proporções gigantescas, promovendo prejuízos acima de 70% em alguns casos.

Os principais sintomas são: Amarelecimentos das folhas, listras marrons no sistema vascular, atrofia geralmente de um dos lados da planta, dificuldade na absorção de nutrientes, redução do volume de raízes e redução da formação das cabeças.

Divulgação

Atualmente é muito difícil realizar o controle desse fungo depois que a doença entra no sistema radicular da planta, geralmente por ferimentos, mas uma técnica preventiva vem se destacando nas regiões produtoras, o PLANTIO DIRETO, que além do controle preventivo do Fusarium, promove a sustentabilidade do solo, diminui a erosão, aumenta os níveis de matéria orgânica e liberação de nutrientes do solo.

Divulgação

O milheto, centeio e aveia preta são os mais utilizados, a aveia preta em especial vem se destacando no período de inverno como a principal alternativa, observamos nas áreas cultivadas com essa cultura uma redução de até 80 % no aparecimento de Fusarium usando a aveia preta como cobertura e não incorporada ao solo. Sabemos em que alguns casos são difíceis a adoção da rotação de culturas devido ao tamanho das áreas cultivadas, mas é imprescindível para atingir níveis elevados de produtividade iguais as fotos abaixo.

Divulgação

A Enza Zaden Brasil possui um portfólio de sementes de folhosas que garantem mais benefícios e rendimento ao produtor, acesse aqui. Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Enza Zaden.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos ajudam na recuperação da cebola

Os aminoácidos são moléculas orgânicas estruturais e fundamentais que desempenham várias funções no metabolismo da cebola. Pensando nisso, a Enza Zaden e a Revista Campo & Negócios apresentam um artigo só sobre o tema.

Armazenagem correta das cebolas garante maior vida útil

Entre os problemas enfrentados pelos produtores estão as perdas no período da armazenagem da cebola, estimadas em aproximadamente 30% durante a fase de pós-colheita, que por muitas vezes inviabiliza a própria armazenagem

Ocorrência de mancha bacteriana ao longo de todas as estações do ano

Enza Zaden traz um artigo sobre a mancha bacteriana durante todas as estações do ano.

Melhoramento vegetal impulsiona agricultura sustentável e segura

A agricultura moderna enfrenta constantes desafios para garantir alimentos sustentáveis e seguros para todos. A Enza Zaden, líder no setor de sementes, desempenha um papel crucial nessa jornada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!