20.6 C
Uberlândia
domingo, maio 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosProdução de mudas de folhosas: própria ou terceirizada?

Produção de mudas de folhosas: própria ou terceirizada?

Descubra as melhores práticas para garantir a qualidade desde o viveiro até a colheita! Confira as dicas do especialista Gustavo Hacimoto da Enza Zaden Brasil e otimize seu cultivo

Gustavo Hacimoto
Especialista de Desenvolvimento de Produto – Enza Zaden Brasil

Na jornada de cultivo de alface, seja a crespa, americana, romana, lisa ou mimosa, o ciclo desde a semeadura até a colheita se estende por cerca de 70 dias, dependendo da região e época de cultivo.

Deste período, aproximadamente 30 dias são dedicados à fase de mudas em bandejas, enquanto os 40 dias restantes são destinados ao desenvolvimento em campo. Em outras palavras, 42% do ciclo produtivo dessa cultura transcorre nos viveiros.

Assim, a qualidade das mudas desempenha um papel crucial em todo o processo, pois é a partir de uma muda de qualidade que se obtém uma alface de excelência.

Mudas de excelência

Nesse contexto, a obtenção dessas mudas pode ocorrer por meio de viveiros especializados ou pela produção própria. O ponto crucial reside na garantia de mudas de excelente qualidade ao final do período de 30 dias.

Qualidade, neste contexto, não se limita apenas ao desenvolvimento da parte aérea, mas também engloba o equilíbrio com um sistema radicular bem desenvolvido, visto que é por meio das raízes que as plantas absorvem a maior parte dos nutrientes essenciais para o crescimento.

Para assegurar uma produção eficiente de mudas, são necessários cuidados específicos, tais como:

• Dispor de uma estrutura adequada, como estufas, cobertura plástica, substrato e bandejas;

• Atentar-se ao horário de semeadura para evitar problemas na germinação;

• Manter uma câmara de germinação com umidade e temperatura adequadas para promover um processo uniforme;

• Realizar a irrigação com cuidado, evitando excessos ou deficiências, visando uniformidade e garantindo que todas as bandejas recebam a quantidade de água necessária;

• Aplicar adubações adequadas por meio de fertirrigações;

• Monitorar diariamente a produção e ajustar as fertirrigações conforme as variações de temperatura, adaptando a condutividade elétrica (eC) de acordo com as necessidades, como em dias muito quentes ou nublados e mais frios.

Cuidados

Investir tempo e recursos na produção de mudas de folhosas é um passo fundamental para garantir um cultivo bem-sucedido e colheita de qualidade. A escolha entre produção própria e terceirização deve considerar não apenas os custos, mas também a capacidade de controle e a garantia da qualidade do processo.

A Enza Zaden, referência global no mercado de sementes de hortaliças, possui um portfólio de sementes de folhosas que garantem benefícios e rendimento ao produtor. Para acessar o catálogo ou entrar em contato com um representante, aponte a câmara do celular para o QR code.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mudas florestais exigem cuidados

Atualmente, existem diversas opções de substratos disponíveis no mercado. O produtor ...

Como cultivar pitaia

Os métodos de propagação de plantas garantem sua multiplicação e perpetuação. A propagação é dividida em duas classes: propagação sexuada (sementes) e assexuada (vegetativa).

Transplantadeira de mudas PH1 da YANMAR: agilidade e qualidade no plantio de hortaliças

Projetada para atender as necessidades dos agricultores familiares, máquina possui dispositivos para manter a profundidade e acompanhar a inclinação do terreno durante a plantação

Hidroponia: Dicas sobre como deve ser a tubulação

São três os principais sistemas hidropônicos: sistema DFT, também chamado de “floating”, talvez o menos difundido no País: Em uma mesa plana onde fica circulando a solução, formando uma lâmina profunda (5 a 20 cm) onde as raízes ficam submersas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!