27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas Plantio é a operação mais importante na implantação florestal

Plantio é a operação mais importante na implantação florestal

 

Arthur Netto

Consultor florestal InvestAgro Reflorestamento

arthur@investagro.com.br

Plantio é operação mais importante na implantação florestal - Créditos Crocodilo
Plantio é operação mais importante na implantação florestal – Créditos Crocodilo ” Edson Técnica

A adoção do sistema adequado requer uma definição clara de objetivos e usos potenciais dos produtos e subprodutos que se espera da floresta. O plantio se caracteriza pela colocação da muda no campo. Pode ser mecanizado, manual ou semimecanizado, dependendo da topografia, recursos financeiros e disponibilidade de mão de obra e/ou equipamentos.

Passo a passo

A ordem a seguir não será por grau de importância, uma vez que as florestas exercem um papel fundamental no contexto ambiental, social e econômico. As florestas plantadas reduzem a pressão sobre as nativas ajudando a recompor a fauna e a flora. Em um comparativo, para cada um hectare de floresta plantada preserva-se 0,97 hectare de floresta nativa.

O plantio de árvores em encostas ajuda a evitar erosões devido a sua estrutura radicular, que permite deixar o solo intacto. Nas margens dos rios, além de evitar a erosão, permite criar uma barreira, impedindo que um grande volume de produtos químicos aplicados em áreas agrícolas chegue aos rios.

As árvores também produzem oxigênio, ajudam na redução do gás carbônico; a as folhas são nutrientes naturais que, quando caem no chão, fertilizam a terra, além, é claro, da geração de emprego e renda para as comunidades próximas das florestas.

Como fazer

Antes do plantio é importante realizar o preparo do solo, dando início ao combate a formigas, limpeza do solo, construção de estradas e aceiros para evitar a propagação de incêndios e correção química para corrigir a acidez e repor nutrientes.

Caso a área de plantio seja plana, o ideal é que as linhas sigam o sentido leste-oeste, para que as plantas fiquem a pleno sol. Caso contrário o plantio em nível é o recomendado.

É importante salientar que o objetivo do plantio florestal, o tamanho da área a ser plantada e sua topografia, são fatores que influenciarão no tipo da operação e em seus custos, como por exemplo, a realização da iLPF em uma área de 50 hectares que apresente grau de declividade moderado pode ter o plantio realizado de forma manual.

Recomendações importantes

Ainda tratando-se de preparo do solo, o ideal é que seja feito o cultivo mínimo, que consiste em revolver o solo o mínimo necessário, mantendo os resíduos vegetais (da cultura e plantas invasoras) como cobertura morta, sendo realizado um preparo localizado apenas na linha ou na cova de plantio. Dessa maneira, o volume de solo revolvido na operação florestal é bem menor do que nas culturas anuais.

Para que a operação seja bem-sucedida, os operadores devem ser bem treinados - Créditos Crocodilo
Para que a operação seja bem-sucedida, os operadores devem ser bem treinados – Créditos Crocodilo ” Edson Técnica

Mecanização, semimecanização e plantio manual

O plantio é uma operação que pode ser realizada de três formas: manual, semimecanizada e mecanizada. A escolha do tipo de operação dependerá de fatores como disponibilidade de mão de obra, topografia da área de plantio e o tipo de preparo do solo.

Operação manual

A operação manual pode ser utilizada em áreas menores, de até 50 hectares, que apresentem topografia plana e/ou com declividade. Geralmente são pequenos produtores que utilizam desta operação por apresentar baixa disponibilidade de mão de obra em sua propriedade ou na região onde é localizada, e possui baixo custo quando comparado ao semimecanizado e ao mecanizado.

Aqui, a ferramenta mais utilizada para o plantio é a plantadeira de mudas manual. Nesta operação, em muitas vezes, o produtor não realiza grandes investimentos na aquisição de máquinas e implementos florestais por não fazer do plantio um ofício.

Operação semimecanizada

É o mais utilizado atualmente pelo setor florestal, pois apresenta baixo custo e fácil manutenção, além de permitir o planejamento do plantio o ano todo. Nesta operação a empresa ou produtor florestal podem optar pela contratação de prestadores de serviço ou realizarem a aquisição de máquinas e implementos, tais como tratores potentes para realizar o arrasto de subsoladores florestais, tanques pipa para aplicação de hidrogel no plantio e irrigação em períodos de estiagem prolongada, aplicadores de herbicida, dentre outros, pois geralmente o plantio acontece em grande escala.

Dependendo do implemento adquirido, é possível plantar sete linhas ao mesmo tempo, tendo um aproveitamento médio diário de 18 mil mudas plantadas.

Essa matéria completa você encontra na edição de abril/maio da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira a sua para leitura completa. 

 

Inicio Revistas Florestas Plantio é a operação mais importante na implantação florestal