20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosPoda de limpeza e produção do abacateiro

Poda de limpeza e produção do abacateiro

A poda de limpeza e produção do abacateiro é essencial para promover um crescimento saudável e aumentar a produtividade das árvores.

Liliane Marques de Sousa
Engenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
liliane.engenheira007@gmail.com

Walleska Silva Torsian
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USP
walleskatorsian@usp.br

Como muitas outras árvores frutíferas, os abacates precisam ser podados para obter uma forma/estrutura e tamanho desejáveis que maximizem a produção, equilibrem o rendimento e qualidade e facilitem seu cultivo.

Crédito: Shutterstock

Fatores como a posição do campo, a direção das linhas de plantio (exposição ao vento), a profundidade e a fertilidade do solo, o sistema de irrigação, bem como a variedade cultivada, o espaçamento das plantas e os meios disponíveis para a colheita devem ser levados em consideração ao formar a estrutura permanente.

A poda de limpeza e produção desempenha um papel importante na cultura do abacate e possui benefícios como:

Remoção de galhos danificados: a poda de limpeza nada mais é que retirar galhos mortos, doentes, quebrados ou danificados. Isso também contribui para eliminar partes da planta que podem estar sendo afetadas por pragas, doenças ou algum tipo de ferimentos, impedindo a propagação dos eventos problemas e, consequentemente mantendo a saúde da cultura;

Estimulação do crescimento: na poda de ramos laterais que crescem por excesso ou estão mal posicionados, a poda de produção ajuda a direcionar o crescimento e desenvolvimento da árvore, fazendo com que a energia seja levada para os ramos mais produtivos, estimulando a formação de brotos produtivos e de frutos maiores e de qualidade;

Aumento da produção e qualidade dos frutos: a poda de produção tem como objetivo distribuir a luz solar, ar e nutrientes por entre os ramos da árvore, resultando em melhor produção de frutos, devido à quantidade adequada de luz solar para a fotossíntese e maior circulação de ar. Assim, reduz a umidade excessiva, evitando o desenvolvimento de doenças;

Facilitação da colheita: é possível controlar o tamanho e altura da árvore por meio da poda, tornando mais fácil e eficiente a colheita, facilitando o acesso para a colheita dos frutos maduros;

Controle do tamanho da árvore: pode limita o crescimento da árvore, evitando que a planta só cresça vegetativamente. Assim, o tamanho adequado facilita a manutenção e a colheita.

Relação com a fertilidade

A fertilidade do solo é importante para a poda de limpeza e produção do abacateiro, pois o solo considerado fértil fornece nutrientes adequados para o crescimento e desenvolvimento da planta, e, consequentemente, tem maior produção de abacates.

A poda de limpeza consiste, basicamente, na retirada de galhos mortos, doentes e danificados. Uma planta bem nutrida tem menos chances de desenvolver galhos doentes e a poda de limpeza não será tão necessária.

Nutrição

O abacateiro precisa de nutrientes e a falta deles afeta diretamente a produtividade da planta, pois é necessário uma quantidade mínima para que a planta produza flores e frutos saudáveis. Nutrientes como o nitrogênio, fósforo e potássio são essenciais para o solo, juntamente com os micronutrientes, e ambos facilitam o crescimento do abacateiro.

O solo fértil retém boa umidade, promove a melhoria da atividade microbiana e melhora a estrutura do solo, garantindo o desenvolvimento das raízes.

Cada variedade de abacate possui diferentes características de crescimento, hábito de ramificação e produção de frutas, e tudo isso influencia em como deve ser realizada a poda. Logo, é importante considerar alguns aspectos, como:

Hábito de crescimento: as variedades de abacate podem ter hábitos de crescimento mais ereto, mais aberto ou prostrado. Isso determina como será a forma de desenvolvimento dos galhos e como a luz penetra na árvore a partir do hábito de crescimento;

Tamanho e vigor: as variedades podem ser mais compactadas e de crescimento mais lento ou mais vigorosas e de crescimento rápido. Esse aspecto de tamanho e vigor influencia quantas podas são necessárias para controlar o crescimento, por meio da remoção de galhos indesejados, assim mantém o crescimento vegetativo e a produção de frutas;

Tendência à ramificação: existem variedades que têm a tendência de produzir brotos laterais. Essa ramificação excessiva afeta a qualidade da poda e, consequentemente, diminui a penetração da luz e circulação do ar.

Cuidados

A posição do campo e a direção das linhas influenciam na poda de limpeza e na produção do abacateiro. É importante também considerar a orientação solar, pois os abacateiros exigem luz solar adequada para o crescimento e produção de frutas.

Isso significa que as linhas de plantio deverão ser dispostas na direção leste-oeste para que a luz solar incida de forma uniforme sobre as árvores ao longo do dia.

O sombreamento entre as árvores pode ser afetado pela direção das linhas de plantio, o que reduz a quantidade de luz que alcança as árvores mais baixas e, nesse caso, a poda de limpeza pode ser necessária para eliminar galhos que bloqueiam a luz.

A ventilação e a circulação do ar também são afetadas pelas linhas de plantio. É importante adequar as linhas para que permitam a passagem de ar, reduzindo a incidência de doenças fúngicas.

A posição do campo e a direção das linhas de plantio são importantes na poda de limpeza e produção do abacateiro. A adequada disposição das linhas de plantio afeta positivamente o crescimento e a produção do abacateiro.

Tudo sob controle

É importante conhecer o tamanho da propriedade para o plantio de abacate, assim, serão considerados o espaçamento entre plantas, realizar análise de solo para definir a nutrição adequada, utilizar mudas sadias e de qualidade, oriundas de viveiros com certificado.

Além disso, é importante saber a finalidade do plantio de abacate, assim, o produtor decidirá a melhor variedade e a melhor poda para realizar. Recomenda-se consultar especialistas em cultivo de abacateiros para essas e mais informações necessárias, e assim garantir uma produtividade adequada e bons resultados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pontos de atenção na produção de ovos

Especialista compartilha dicas para potencializar o bem-estar das poedeiras

Genética e manejo no controle de viroses do tomateiro

    Leysimar Ribeiro Pitzr Guimarães Engenheira agrônoma e doutora em Proteção de Plantas - UNESP leysimarpitzr@yahoo.com.br Carlos Antonio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - UFRRJ carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte...

Plantios tardios de cedro australiano e adequação ao clima são boas oportunidades

Eduardo Stehling Biólogo e consultor na Fuste Consultoria Florestal, gestor do Programa de Melhoramento do Cedro Australiano pesquisa@belavistaflorestal.com.br   Os plantios de cedro australiano são realizados após o...

Cebola precoce: Plantio oferece maior rentabilidade

A cebola é uma hortaliça fortemente influenciada por fatores ambientais que condicionam a adaptação de uma cultivar a determinadas regiões geográficas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!