22.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 1, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPor que o controle biológico avança no Brasil? 

Por que o controle biológico avança no Brasil? 

Estudo realizado pela Kynetec aponta que o mercado de bioinsumos cresceu cerca de 50% na safra 22/23

Divulgação

Estudo realizado pela Kynetec aponta que o mercado de bioinsumos cresceu cerca de 50% na safra 22/23, em comparação com o período anterior. 

Esse número comprova que o controle biológico está avançando no Brasil e é impulsionado por alguns fatores, tais como: a) o controle biológico promove o equilíbrio entre as pragas e o ecossistema;  b) essa atividade promove a agricultura sustentável e está em linha com as práticas ESG; e c) contribui para um menor uso de defensivos químicos. 

Dentro deste cenário, o AURAS®, fruto da parceria entre as empresas brasileiras Embrapa e NOOA, é uma a tecnologia aliada do produtor rural brasileiro. Oriundo do isolado CMAA 1363, a única cepa de Bacillus aryabhattai validada pela Embrapa, o AURAS® proporciona maior proteção ao potencial produtivo das lavouras, que sofrem menos com as estiagens e se desenvolvem mais rapidamente com o retorno das condições ideais de cultivo.

Produtores, fiquem atentos! 

Os Bacillus aryabhattai não são iguais e o produtor precisa ficar atento. Caio Furtado, Diretor-Executivo de Negócios da empresa brasileira NOOA, explica que, durante o estudo na caatinga, os pesquisadores da Embrapa encontraram diferentes isolados de Bacillus aryabhattai. Contudo, apenas a cepa CMAA 1363 apresentou as características necessárias para codificar tolerância à seca.

“O AURAS® foi desenvolvido a partir do isolamento de bactérias da raiz de um cacto, o mandacaru. Essa bioprospecção foi realizada por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente em um trabalho que se iniciou em 2009. Eles observaram que o microbioma da rizosfera das plantas estudadas na caatinga continha um conjunto de micro-organismos durante a estação das chuvas e outro na estação da seca. Depois de isoladas, as bactérias do período da seca foram selecionadas de acordo com as características relacionadas a tolerância à seca”, observa.

Cepa CMAA 1363 é a única validada pela Embrapa 

Após diversos estudos, verificou-se que o isolado CMAA 1363 produz substâncias que protegem e ativam os genes das plantas que possibilitam seu convívio com as altas temperaturas e os longos períodos de estiagem.

O Diretor-Executivo de Negócios da empresa brasileira NOOA ressalta que os benefícios promovidos pelo AURAS® ocorrem, basicamente, através de quarto mecanismos: desenvolvimento radicular, produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular, retenção de água na planta e produção de enzimas antioxidantes.

“Plantas sob estresse produzem muitas substâncias tóxicas às células. O AURAS® reduz o acúmulo de componentes tóxicos, as conhecidas espécies reativas de oxigênio, transformando-os em substâncias não-tóxicas. Realizam, assim, uma profunda limpeza celular na planta, contribuindo com a redução dos efeitos de estresses”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivos florestais: principais pragas e agentes de controle biológico

Algumas pragas ocorrentes em cultivos florestais e os principais organismos usados para seu controle, conhecidos até o momento, são apresentados a seguir.

Trigo – Cadeia produtiva debate desafios do pré e pós-colheita

Cerca de 400 pessoas participaram da 8ª edição do Seminário Técnico do Trigo do Paraná, no dia 10 de abril. O evento reuniu todos os elos da cadeia de produção de trigo em Campo Mourão (PR), uma das mais tradicionais regiões produtoras do cereal no Estado, com cerca de 10% da área e da produção. Participaram agricultores, produtores de sementes, cerealistas, técnicos e moinhos dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Paraguai.

Controle biológico e nutricional do fusarium em feijoeiro

  Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Doutorando em Agronomia/Fitopatologia na Universidade Federal de Lavras (UFLA) felipemoretti113@hotmail.com   Dentre os principais fatores da baixa produtividade do feijoeiro encontram-se as doenças...

Lançado o primeiro bioinseticida para o controle do vetor do greening

O gerente do Fundecitrus, Juliano Ayres, comunicou no dia 07 de dezembro, durante a Comemoração dos 40 anos da Instituição, o lançamento do bioinseticida...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!