27.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPrêmio CNA Brasil Artesanal Azeite divulga finalistas 

Prêmio CNA Brasil Artesanal Azeite divulga finalistas 

EPAMIG é parceira na organização do concurso que irá apontar os melhores azeites de oliva brasileiros

O Prêmio CNA Brasil Artesanal – edição Azeite de Oliva – revelou na segunda-feira, 24 de julho, os dez finalistas que participarão da avaliação de um júri popular, no mês de agosto, em Brasília. O concurso avaliou 58 amostras de azeites elaborados com azeitonas nacionais, produzidos e processados no Brasil nas categorias blend (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes cultivares de olivas) e monovarietal (elaborado com apenas uma cultivar).

Créditos: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é parceira da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA) e do projeto Azeite-se na realização deste que é o primeiro concurso destinado apenas a azeites brasileiros.

Os cinco finalistas da categoria Blend são: Bem-te-Vi (RS), Casa Gabriel (RS), Herança do Cerro Intenso (RS), Irarema Suave (SP/MG), Sabiá (SP/RS). Na categoria Monovarietal, os escolhidos foram: Cadenza Picual (RS), Capolivo Arbequina (RS), Lagar H Manzanilla (RS), Milonga Arbequina (RS) e Ouro de Santana Manzanilha (RS). Todos os finalistas receberão premiação em dinheiro e certificados. Os azeites selecionados vão agora para um júri popular, previsto para os dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF).

O coordenador do Programa de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, que integra a Comissão Organizadora desta edição e atuou no preparo das amostras, detalha a sequência das avaliações. “A ordem de classificação destes finalistas será definida após o júri popular e a análise da história dos azeites classificados. Esta parte, será conduzida, em Brasília, pela equipe da CNA e também será muito importante, pois atuará em dois pontos: como está a aceitação desses azeites pelo mercado consumidor e também um momento educativo, que vai mostrar para a população as características que um bom azeite de oliva deve ter”, afirma.

Júri técnico

A avaliação técnica, que ocorreu entre os dias 17 e 21 de julho, em Brasília, contou com um júri qualificado, composto por dez especialistas nacionais que têm experiência como jurados em concursos internacionais. O julgamento seguiu as normativas internacionais e foi realizado às cegas, por meio de codificação individual e identificação das amostras por um QR Code e código numérico. Foram considerados critérios como aroma, amargor, picância e complexidade dos produtos.

Luiz Fernando acredita que a iniciativa contribui para a valorização da cadeia produtiva. “Os azeites participantes mostraram potencial e extrema qualidade em ambas as categorias. Foi muito importante para colocar, mais uma vez, os produtos nacionais em evidência e promover uma aproximação maior com os consumidores, mostrando que o Brasil tem, sim, condições de produzir excelentes azeites”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Levantamento aponta redução de emissão de gases de efeito estufa e consumo de água em produção de azeite

Último relatório de sustentabilidade Filippo Berio, líder global em azeites, revela uma redução de 3,4% no consumo de energia, de 8,6% no consumo total de água, de 6,7% nas emissões diretas de gases com efeito de estufa e de 5% na produção total de resíduos.

Tramontina incentiva o reaproveitamento de materiais por meio da compostagem

  Trituradores e composteira são produtos da marca que auxiliam na tarefa   Quando o assunto é jardinagem e agricultura, trituradores são tópico importante na pauta....

Repilo na cultura da oliva requer atenção

Jesus G. Töfoli jgtofoli@uol.com.br Ricardo J. Domingues Josiane T. Ferrari Eduardo M. C. Nogueira Pesquisadores do APTA " Instituto Biológico   O repilo, ou olho de pavão, causado pelo fungo Fusicladium...

Oliveira, uma cultura com potencial de crescimento no RS

  A Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CSM/RS), presidida por Airton França Lange, da Fundação Pró-Sementes, está articulando junto ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!