23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoPreocupação entre as cooperativas do segmento lácteo

Preocupação entre as cooperativas do segmento lácteo

Com relação às cooperativas que atuam no setor lácteo, a atenção deve ser redobrada pelo alto grau de perecividade dos produtos. Caso não recebam os devidos cuidados, as cooperativas podem sofrer perdas. A captação e a distribuição ainda não foram afetadas e o setor ainda não sente grandes impactos da atual crise. A consultoria Cogo afirma que a disputa entre as indústrias lácteas vem sustentando as cotações ao produtor em altos patamares durante o trimestre. A previsão é de uma nova elevação nos preços pagos ao produtor em decorrência dessa disputa. Contudo, os derivados como iogurtes e queijos devem sofrer retração no consumo devido ao isolamento social das pessoas e a estimativa é de perda de empregos. Um levantamento feito pelo Sistema Ocemg junto às cooperativas do setor leiteiro em Minas Gerais, identificou que muitas cooperativas estão redirecionando o leite captado para a produção de leite UHT e leite em pó. As grandes indústrias lácteas são responsáveis, em sua maioria, pela captação do leite dos grandes produtores e registram um volume maior. Porém, são as cooperativas que, na maioria dos casos, atendem a um maior número de produtores, garantindo o escoamento de sua produção e a continuidade e sobrevivência de seu negócio. Vale destacar que Minas Gerais é o Estado que mais produz leite no Brasil. Dados do IBGE apontam que o volume de leite adquirido em Minas em 2019 superou 6,25 bilhões de litros, representando 25% da captação de leite no Brasil. De cada 10 litros de leite captados no país, 2,5 litros foram produzidos em território mineiro. O Estado possui 91 cooperativas que trabalham com o leite, seja na captação, industrialização ou venda do produto e seus derivados.

Fonte: Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas.

ARTIGOS RELACIONADOS

A força do cooperativismo Agro em tempos de pandemia

2020 será marcado pela pandemia mundial do Coronavírus (Covid-19). Serviços não essenciais estão paralisados e o trabalho home office tornou-se a saída para minimizar o colapso...

Nespresso desenvolve ações para proteger trabalhadores durante a colheita

Cuidados relativos à COVID-19 serão reforçados nas comunidades cafeeiras de todo o país

Condições das lavouras no Brasil

A agricultura brasileira não parou. Em tempo de quarentena na escalada do Coronavírus ...

Bahia inicia colheita de algodão da safra 2019/2020

Os produtores de algodão começam de forma gradativa a fase da colheita no Oeste da Bahia. Segundo maior produtor da fibra no Brasil, o estado deverá manter a produção em alta, com a previsão de manter o patamar de 1,5 milhão de toneladas (caroço e fibra).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!