27.9 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiPreparar refeições com as crianças ajuda no consumo de hortifrútis

Preparar refeições com as crianças ajuda no consumo de hortifrútis

Nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP dá dicas para preparar pratos fáceis, nutritivos e saborosos
Que tal aproveitar o feriadão para preparar pratos fáceis, nutritivos e deliciosos com a criançada? Segundo nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sizele Rodrigues dos Santos, levar os pequenos para cozinha para ajudar no preparo de uma refeição pode ser uma boa estratégia para quebrar a resistência no consumo de frutas, verduras e legumes.

A nutricionista que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Pasta, cita algumas razões para envolver as crianças no preparo das refeições e dá algumas dicas de receitas simples para fazer com os pequenos.

Segundo Sizele, um dos maiores aprendizados na culinária infantil é a descoberta da origem dos alimentos. Ensinar de onde vêm os produtos e a forma como as frutas, legumes e verduras (FLV) são cultivados na terra, por exemplo, estimula a consciência ambiental das crianças, valoriza a preferência por vegetais, incentiva o maior aprendizado sobre as propriedades nutricionais dos produtos e, consequentemente, faz com que elas adquiram hábitos alimentares mais saudáveis.

Incluir os pequenos em atividades que envolvem o plantio, a compra, a seleção dos alimentos e o preparo das refeições pode proporcionar ainda uma maior interação entre a família, além de oferecer diversão e aprendizagem.

A culinária também auxilia no desenvolvimento da concentração, da atenção e do foco, além de favorecer o melhor entendimento sobre medidas, quantidades, texturas, aromas e sabores. “Outro ponto positivo, é que a memória e a paciência são muito estimuladas, já que na execução da receita haverá uma sequência de ingredientes a ser seguida, algumas ações devem ser coordenadas e, em geral, no preparo de alimentos os resultados não são imediatos, exigem tempo para a preparação final ficar pronta, como o cozimento ou a refrigeração”, explica Sizele.

Receitas

Almôndegas de atum com aveia
Ingredientes
1 cebola pequena (100g)
2 dentes de alho pequenos (4g)
3 ramos de salsa (18g)
1 ramo de cebolinha (12g)
2 latas de atum ao natural (340g)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (40g)
1 ovo pequeno (55g)

Modo de preparo
Descasque, lave e pique a cebola e o alho e reserve. Lave e pique a salsa e a cebolinha e reserve. Escorra o atum e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture até formar uma massa homogênea. Modele em formato de bolinhas e coloque em uma fôrma forrada com papel manteiga e leve ao forno a 200ºC por, aproximadamente, 25 minutos ou até dourar.

Rendimento: 9 porções
Peso da porção: 40g (2 unidades)
Valor calórico da porção: 72 Kcal
Tempo de preparo: 1h54min

Batata sorriso
Ingredientes
2 ramos de salsinha (12g)
3 batatas médias (660g)
2 xícaras (chá) de água (480ml)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
1/2 colher (sopa) de sal (7g)
2 colheres (sopa) de leite (30ml)
Margarina para untar

Modo de preparo
Lave e pique a salsinha e reserve. Lave as batatas, corte-as ao meio, coloque em uma panela de pressão com a água e deixe cozinhar por 20 minutos, após pegar pressão. Escorra a água e deixe esfriar. Descasque as batatas e amasse-as com um garfo. Em um refratário, coloque a batata, o azeite, o sal, a salsinha e o leite e misture. Em uma superfície lisa, estique o plástico filme, coloque a massa e cubra com o plástico . Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 1cm. Corte a massa em círculos médios com auxílio de um cortador. Com um cortador em formato de círculo pequeno, faça os olhos e com uma espátula de patê desenhe a boca em formato de sorriso. Em uma assadeira 20x30cm, coloque uma folha de papel manteiga, unte com margarina e coloque as batatas. Leve ao forno a 180°C por 15 minutos ou até dourar.

Rendimento: 15 porções
Peso da porção: 36g (3 unidades)
Valor calórico da porção: 25 Kcal
Tempo de preparo: 45 min

Lanche fechado
Ingredientes
¾ de ricota (150g)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
1/2 colher (sopa) de sal (7g)
1/2 maço de espinafre (240g)
2 xicaras (chá) de água (480ml)

Modo de preparo
Corte a ricota em cubos coloque-a no liquidificador com o azeite e o sal, bata por 20 segundos, desligue e reserve. Lave o espinafre, coloque em uma panela com a água para cozinhar por cerca de 5 minutos, após levantar fervura. Escorra e adicione o espinafre cozido ao creme de ricota no liquidificador com o sal e bata até obter uma consistência homogênea. Retire do liquidificador, coloque em um recipiente tampado e leve à geladeira.

Recheio de frango
Ingredientes
1 peito de frango sem osso e sem pele (300g)
3 xicaras (chá) de água (720ml)
1 cebola média (150g)
1 dente de alho médio (4g)
1 tomate médio (185g)
1/2 colher (chá) de sal (7g)
1 ramo de salsinha (6g)

Modo de preparo
Coloque o peito de frango em uma panela de pressão com a água e cozinhe por 15 minutos, após pegar pressão. Retire o frango da panela, desfie e reserve. Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave e pique o tomate. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite, junte o tomate e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Adicione o frango desfiado e o sal ao refogado, mexendo por 5 minutos. Acrescente a salsinha.

Montagem
Ingredientes
1 cenoura grande (200g)
32 fatias de pão de forma integral (800g)

Modo de preparo
Lave a cenoura, rale-a e reserve. Pegue cada fatia de pão de forma e, com o auxílio de um rolo, abra-a até ficar com uma espessura fina. Em uma fatia de pão aberta com o rolo, distribua uma colher (sopa) do recheio de frango, uma colher (sopa) de cenoura ralada, uma colher (sopa) do creme de ricota e espinafre e, por cima, coloque outra fatia do pão de forma aberta. Com o auxílio de um garfo, aperte todas as laterais, fechando bem cada lanche. Sirva.

Rendimento: 15 porções
Peso da porção: 101g
Valor calórico da porção: 126 Kcal
Tempo de preparo: 35min

Iogurte de morango com inhame
Ingredientes
3 inhames médios (720g)
15 morangos médios (240g)
1 limão Taiti médio (105g)
2 xícaras (chá) de água (480ml)
2 colheres (sopa) de mel (50g)

Modo de preparo
Lave, descasque e pique os inhames e reserve. Lave, retire as folhas e higienize os morangos e reserve. Lave o limão, esprema-o e reserve o suco. Leve ao fogo uma panela com a água. Após levantar fervura, coloque o inhame e deixe cozinhar até amolecer o centro. Escorra a água, reservando 1 xícara (chá) da água de cozimento. Em um liquidificador, coloque o inhame e a água reservada e bata até obter uma pasta. Acrescente os morangos, o suco do limão e o mel e bata até obter um creme homogêneo. Despeje o conteúdo em uma jarra e leve à geladeira. Sirva gelado.

Rendimento: 31 porções
Peso da porção: 45g
Valor calórico da porção: 37 Kcal
Tempo de preparo: 35min

Brownie de batata doce
Ingredientes
1 batata doce média (495g)
3 ovos médios (195g)
1/4 de xícara (chá) de óleo (60ml)
1/3 de xícara (chá) de nozes picadas (52g)
3 colheres (sopa) de aveia em flocos (30g)
1/2 xícara (chá) de mel (60g)
2 colheres (sopa) de cacau em pó (20g)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico (8g)
1 colher (sopa) de margarina (20g)

Modo de preparo
Lave a batata doce. Forre um refratário com papel alumínio, com a parte brilhante para cima, coloque a batata, fure-a com um garfo e feche bem o papel. Leve ao forno médio para assar por aproximadamente 45 minutos ou até amolecer. Retire a batata do forno, desembrulhe e aguarde esfriar. Descasque a batata e, com o auxílio de um garfo, amasse a polpa e reserve. Em uma vasilha, misture os ovos, o óleo, as nozes, a aveia e o mel. Acrescente a batata doce amassada e misture até obter uma massa homogênea. Junte o cacau em pó e o fermento e misture. Em uma forma retangular, coloque o papel manteiga e unte com margarina. Espalhe a massa na forma e leve ao forno médio a 180ºC por 45 minutos. Sirva quente.

Rendimento: 8 porções
Peso da porção: 72g
Valor calórica da porção: 244 Kcal
Tempo de preparo: 1h50min

ARTIGOS RELACIONADOS

Fotossíntese artificial, energia e alimentos

A fotossíntese é que permite a vida na Terra como ela é.

Alimentação das vacas controla mastite e moscas

A alimentação adequada das vacas pode contribuir positivamente para o controle da mastite e redução da infestação de moscas.

Atenção ao chorume

Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação.

Novembro Azul: 10 dicas de prevenção

Alimentos à base de licopeno, como o tomate, neutralizam radicais livres, que produzem o envelhecimento celular e células cancerígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!