21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesPressão da mosca-branca sobre a soja deve crescer nesta safra

Pressão da mosca-branca sobre a soja deve crescer nesta safra

Manejo de amplo espectro de controle e antiresistência é o caminho ideal para evitar prejuízos na safra de soja.

A pressão causada pela mosca-branca sobre os cultivos, em especial de soja, deve aumentar na safra 2023/2024, que está em plantio. A expectativa deve-se ao fenômeno El Niño sobre o clima tropical brasileiro. Já quente e úmido, características que por si favorecem o desenvolvimento do inseto, o país pode ter temperaturas acima da média e períodos chuvosos irregulares até meados de 2024. O manejo adequado da praga é fundamental para evitar impacto negativo sobre a produtividade do principal cultivo da agricultura nacional. 

Créditos: Divulgação

Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, comenta: “A Bemisia tabaci, nome científico da mosca-branca, alimenta-se da seiva das folhas. Por meio desse processo, ela enfraquece as plantas, debilitando o seu crescimento e, consequentemente, reduzindo a produção. Levantamentos registraram que o inseto pode causar perdas médias de até 30% nas lavouras de soja.” 

Além dos prejuízos diretos devido à sucção de seiva – alerta o engenheiro agrônomo e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) – a mosca-branca também excreta uma substância açucarada, que cobre as folhas das plantas, criando o ambiente propício para o crescimento de fungos prejudiciais, causando o dano conhecido como fumagina. ”A praga pode contribuir com a disseminação de micro-organismos causadores de outras doenças que impactam severamente a produtividade, pois reduzem a eficiência da fotossíntese da planta”, destaca o especialista. 

Leandro Valerim recomenda a solução para o problema: “Manejar a praga com insumos de tecnologia testada cientificamente representa a melhor forma de controle da Bemisia tabaci. Sperto®, por exemplo, desenvolvido pela UPL, é o inseticida que mais cresce em adoção no mercado de soja, pois é eficaz e possui amplo espectro, controlando percevejos e a mosca branca, sendo uma solução única e de qualidade incomparável”. O produto possui registro para aplicação aérea, mas é necessário que sejam verificadas as legislações estaduais e municipais sobre as determinações para essa pulverização. Além disso, oferece o melhor choque da categoria, segundo dados da Blink Projetos Estratégicos, sendo também a melhor alternativa antiresistência do mercado. “Com esses diferenciais, Sperto® contribuiu para elevar a empresa à liderança do mercado de inseticidas para a soja.”  

ARTIGOS RELACIONADOS

Cooperativas agropecuárias gaúchas apostam na soja para recuperar perdas

Com o plantio finalizado no Rio Grande do Sul, a cultura da soja pode trazer alento aos produtores nesta safra

TMG realiza cerca de 80 mil fenotipagens de algodão, soja e milho por ano

Análise especializada de sintomas, características, expressões e comportamentos das plantas é fundamental para o desenvolvimento de cultivares resistentes a diferentes doenças e condições climáticas.

Variedades de soja

Tudo começa com a semente. É a variedade que define o potencial produtivo da lavoura de soja.

Fórum com especialistas aborda fitotoxidade do glifosato

No próximo dia 9/11, a partir das 19h, uma conferência virtual (webinar) irá abordar dois ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!