20.2 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasProdução de sementes de milhos da Epagri segue em ritmo acelerado

Produção de sementes de milhos da Epagri segue em ritmo acelerado

Campo de produção de sementes do milho Catarina, no município de Três Passos (Foto: Divulgação / Epagri)

A produção de sementes dos milhos Variedade de Polinização Aberta (VPA) da Epagri segue em ritmo acelerado nos campos da BMF Tecnologia Biológica, empresa licitada para fazer o serviço. Felipe Bermudez, pesquisador do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), visitou os campos da BMF e informa que, por enquanto, a perspectiva é de colher sementes suficientes para plantar pelo menos 10 mil hectares do milho SCS155 Catarina. Também estão sendo produzidas sementes do milho SCS156 Colorado. Todas estarão disponíveis para os agricultores interessados a partir de abril.

A BMF está com 75 hectares do milho Catarina em plena produção, nos municípios gaúchos de Três Passos, Coronel Bicaco, Derrubadas e Tenente Portela. A estimativa é colher 200.000Kg de sementes, que viabiliza o plantio de 10 mil hectares. As sementes de milho Colorado estão sendo produzidas em 5 hectares no município de Três Passos, com perspectiva de colheita de 12.500Kg.

Sementes disponíveis para safra 22/23

César Alexandre Bourscheid, engenheiro-agrônomo e sócio-proprietário da BMF está satisfeito com a procura dos agricultores pelas sementes dos milhos desenvolvidos pela Epagri, para plantio na safra atual. “Se tivéssemos iniciado mais cedo a divulgação de que teria sementes dos cultivares da Epagri, teria faltado”, descreve.

Como a divulgação atrasou um pouco, ainda estão disponíveis cerca de 1.800Kg de sementes dos milhos VPA da Epagri para a safra 2022/23. Quem tiver interesse pode fazer contato com Vanessa pelo WhatsApp (55) 99958-2331.

Sementes do cultivar Colorado também estão sendo produzidas em Três Passos (Foto: Divulgação / Epagri)

Sobre os milhos VPA

Os milhos desenvolvidos pela Epagri são mais rústicos, têm boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente relação custo-benefício. O pesquisador da Epagri/Cepaf explica que a grande plasticidade genética é um dos segredos do bom desempenho a campo dos milhos VPA.

“Como uma planta é geneticamente diferente da outra, o VPA pode sofrer com variações climáticas, doenças e pragas, mas apresenta maior estabilidade que o híbrido, evitando perdas maiores de safra. No caso dos híbridos, como as plantas são geneticamente muito parecidas, terão reações similares a situações de estresse, gerando perdas maiores no caso de ocorrência desses imprevistos”, descreve o pesquisador.

Felipe esclarece ainda que o milho VPA é diferente do transgênico e do híbrido. Ele é resultado de melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório. “É um produto rústico, muito adequado à produção familiar, já que não exige grandes investimentos em tecnologia, como adubação e defensivos. O custo da semente também é bem mais acessível a pequenos agricultores, na comparação com híbridos e transgênicos”, contextualiza o pesquisador.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil produzirá 1,3 milhão de toneladas de suco de laranja em 2029

Produtores de citros do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais têm muitos motivos para comemorar.

O tomate pode ter explosão de preços

O brasileiro é um grande consumidor de tomate. Em média, cada habitante consome 4,2 kg do fruto por ano*. A produção, que se aproxima de 4 milhões de toneladas, atende perfeitamente às necessidades do país. Porém, como se trata de um fruto com vida útil relativamente curta, o tomate enfrenta um risco constante, que assombra os cerca de 50 mil produtores e os 212 milhões de consumidores: terríveis doenças e insetos podem causar a devastação total das plantações.

Programa Prospera fortalece cadeia produtiva de milho no Nordeste

A iniciativa já impactou cerca de 1.200 agricultores no Ceará com treinamentos e orientações sobre o sistema produtivo de alto rendimento de milho

O clima é determinante para definição da safra de soja e milho?

Onda de calor eleva temperaturas acima da média em 15 estados e no DF, com previsões de até 43°

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!