22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 23, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesProdução de silagem de milho é tema de encontro em Coronel Pacheco,...

Produção de silagem de milho é tema de encontro em Coronel Pacheco, Zona da Mata

Mais de 200 pessoas de 48 municípios participaram de um dia de campo sobre silagem de milho, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, Zona da Mata. A silagem de milho é essencial para a alimentação do gado no período de seca. O evento, realizado nesta quinta-feira (16/1), foi organizado em parceria pela Embrapa, Emater-MG, KWS Sementes e LS Tractor/Triama.

O dia de campo contou com a participação das unidades regionais da Emater-MG em Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé, Viçosa e São João del-Rei. Foram abordados temas como a silagem de milho no sistema de Integração, Lavoura e Pecuária (ILP), a qualidade da silagem e ponto de colheita do milho.

A extensionista da Emater-MG do município de Aracitaba, Larissa Mota, apresentou as estratégias de controle de pragas e doenças no milho. Ela destacou que práticas adequadas podem reduzir custos e minimizar riscos à lavoura. Algumas das principais pragas da região citadas são a cigarrinha do milho, lagartas e percevejos.

O gerente regional da Emater-MG de Juiz de Fora, Hildebrando Marcelo Campos Lopes, reforçou a relevância do evento. “A expectativa de resultados desse dia de campo para os participantes é a atualização tecnológica”. Ele também destacou o envolvimento da juventude rural: “A importância da presença de tantos jovens, principalmente filhos de produtores rurais, é prepará-los para que a sucessão familiar seja feita com muito mais conhecimento, de forma que as técnicas se somem às tradições familiares”.

Luiz Henrique Batista é produtor rural da cidade de Serranos. Segundo ele, a experiência foi enriquecedora: “O dia de campo serviu para aprofundar os conhecimentos. Tive muitas ideias para melhorar uma área de milho plantada na minha propriedade e que está com algumas deficiências. Uma das coisas que vou colocar em prática é o plantio da braquiária em consórcio com o milho”, relatou.

fotos: Divulgação Emater-MG

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo inseticida de ponta para controle da cigarrinha-do-milho e outras pragas

Praga que tem exercido mais pressão a cada safra de milho, sobretudo na safrinha ou segunda safra, a cigarrinha-do-milho é alvo do lançamento do inseticida Krypto®, da Albaugh.

Maior produtividade do milho e soja

O espaçamento ideal e/ou a densidade populacional de plantas é de extrema importância ...

LongPing High-Tech lança nova marca de híbridos de milho

TEVO nasce para fortalecer a relação com o produtor rural, mantendo alta performance em grãos

Safra 2024/2025 de milho: produtividade e o manejo integrado serão essenciais para o sucesso do agricultor

Com soluções eficazes no controle de plantas daninhas e insetos, agricultores buscam manter a posição do país no mercado global, superando desafios que podem limitar a produção do grão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!