26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasProdutividade da soja na safra 2022/2023 é destaque em evento

Produtividade da soja na safra 2022/2023 é destaque em evento

Workshop de Resultados de Pesquisas da Safra 2022/2023 realizado na manhã desta última quinta-feira

Durante a 17ª edição da Bahia Farm Show, que começou nesta terça-feira (6), foi realizado o Workshop de Resultados de Pesquisas da Safra 2022/2023, no auditório da Fundação Bahia, para produtores, consultores e técnicos especializados no setor agrícola. Na apresentação, os técnicos avaliaram como positivo o resultado da atual safra já em fase final de colheita no oeste da Bahia. O destaque ficou por conta da produtividade média da soja, carro chefe da produção agrícola, que atingiu 67 sacas/ha, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A safra 2022/2023 teve início em outubro do ano passado em 56 propriedades, com antecipação do plantio, de acordo com a Portaria 057 de 25 de Julho de 2022, da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab). Durante a pesquisa foram realizadas 1.141 visitas técnicas, o que corresponde a 993.253 hectares de lavouras monitoradas.  

“A equipe de campo faz mensurações com metodologia quantitativa através de dados que trazemos do campo para as mesas de discussões e conseguimos validar os números reais durante essa safra 2022/2023. Esse número foi apresentado para o Conselho Técnico e através dele conseguimos validar e aprovar essa média de posto histórico, já alcançado em safras anteriores”, destacou o gerente de agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, durante o workshop.

A média de 67 saca/ha de soja já foi alcançada em safras anteriores, sendo a maior média histórica do país. “Esse é um número positivo comparado aos outros estados que produzem soja. A Bahia não só no Matopiba, mas a nível Brasil, é destaque como maior índice de produtividade no país. O produtor rural do oeste da Bahia consegue em um prazo limitado fazer apenas uma safra ao ano, uma safra cheia, mas consegue fazer seu dever de casa bem feito e trazer benefícios que resultam esse retrato das suas produtividades”, reforça o técnico da Aiba.

O encontrou contou com a participação dos pesquisadores e da vice-presidente da Fundação BA, Zirlene Pinheiro, que recepcionou o público. “A Fundação está sempre de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida e trazer resultados. Agradeço a presença de todos”. O evento integra a programação de palestras e debates que está acontecendo na Bahia Farm Show e pode ser acessada no site: https://bahiafarmshow.com.br/palestras-e-programacao/.

ARTIGOS RELACIONADOS

Evento sobre expansão das vendas diretas no agro

Conexão Agro Produce está percorrendo vários estados do Brasil para expandir o modelo de negócio e formar novos especialistas.

Plano Safra 2021/2022

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) está propondo o direcionamento ...

O papel da resistência genética na safra gaúcha de trigo

Em meio à ocorrência de um severo El Niño, dia de campo realizado em Ijuí (RS) destaca práticas de manejo que visam maior segurança na lavoura

Syngenta Seeds em Uberlândia

Unidade está localizada em município estratégico para o agronegócio brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!