20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosProdutividade do eucalipto no Brasil

Produtividade do eucalipto no Brasil

Quatro diretores, das principais empresas florestais do Brasil, debaterão o tema ao vivo na próxima quinta-feira (23).

Eucaliptos _ Foto: Patrick Queiroz

A madeira de eucalipto é matéria-prima para uma variada linha de produtos. Papel e embalagens estão presentes todos os dias na nossa vida. Outro ponto positivo da madeira de eucalipto está no seu uso como combustível renovável, já que o cavaco é muito eficaz na geração de energia térmica e na secagem de grãos. A indústria siderúrgica utiliza em larga escala a madeira de eucalipto no processo de fabricação de ferro e aço. O eucalipto ainda está presente na construção civil e na produção de móveis, como por exemplo na produção de painéis reconstituídos. Com o avanço de pesquisas científicas, está sendo possível desenvolver novos materiais com a celulose da madeira de eucalipto, através da nanotecnologia.

Uma das grandes vantagens desta matéria-prima está na sustentabilidade, pois é um material renovável, com origem em florestas plantadas.

De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa o setor de florestas plantadas no Brasil, o nosso país é um dos maiores produtores de madeira de eucalipto do mundo. Em 2018, a produtividade média registrada foi de 36 metros cúbicos por hectare/ano.

Vários são os motivos desta alta produtividade: condições de solo e clima, melhoramento genético, alto nível profissional das empresas de silvicultura estão entre os principais. 

Café com a Diretoria

Na próxima quinta-feira (23), a produtividade das florestas de eucalipto do Brasil será tema de um debate organizado pela Malinovski. Dentro do projeto Malinovski Talks, que entrevista personalidades do setor florestal e da indústria da madeira, o CEO da empresa, Ricardo Malinovski receberá quatro dos principais diretores florestais do Brasil. O Café com a Diretoria acontecerá dentro do canal da Malinovski no YouTube (Malinovski Oficial), das 14h às 16h. Estão confirmados: Alexandre Chueri Neto, diretor executivo florestal da Suzano; Germano Vieira, diretor florestal da Eldorado Brasil; José Totti, diretor florestal da Klabin; e Júlio Ribeiro, diretor industrial e técnico da Cenibra.

Perguntas podem ser enviadas antecipadamente para o e-mail info@malinovski.com.br, ou por WhatsApp: (41) 99924-3993.

ARTIGOS RELACIONADOS

Psilídeos do gênero Leuronota associados a solanáceas na América do Sul

  Dalva L. Queiroz Pesquisadora da Embrapa Florestas dalva@cnpf.embrapa.br Daniel Burckhardt Naturhistorisches Museum, Augustinergasse daniel.burckhardt@unibas.ch   Psilídeos são pequenos insetos sugadores, com estreita ligação com suas plantas hospedeiras. Alguns deles são...

Fertilizantes de liberação lenta reduzem perdas

Bruno Roberto Loman Estagiário do Gape " ESALQ USP Eduardo Zavaschi Engenheiro agrônomo, doutor em Solos e Nutrição de Plantas   Uma das tecnologias que busca a economia de...

Acácia-negra

A Acacia mearnsii De Wild., pertencente à família Fabaceae, é natural de regiões temperadas ...

Cultivo de alface em telado – Baixo custo e alta eficiência

Mônica Bartira da Silva monica.bartira@gmail.com Marla Silvia Diamante Luan Fernando Ormond Sobreira Rodrigues Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Horticultura, UNESP-Botucatu Santino Seabra Junior Doutor em Agronomia e professor da Universidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!