22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasProdutores de abacaxi de Frutal profissionalizam produção com cooperativismo

Produtores de abacaxi de Frutal profissionalizam produção com cooperativismo

Região do Triângulo Mineiro responde por 95% da produção estadual; safra 2014/2015 chegou a 82,8 mil toneladas 

Custo de produção do abacaxi é reduzido com utilização de mulching - CréditoDavid Pereira
Custo de produção do abacaxi é reduzido com utilização de mulching – CréditoDavid Pereira

Minas Gerais é o terceiro estado com maior produção de abacaxi no Brasil: 80% dela se encontra em Aparecida de Minas, distrito de Frutal. Para capacitar produtores dessa localidade, o Sebrae Minas promoveu um programa de capacitação com 25 agricultores familiares. Com o apoio da Emater, o Sicoob Frutal e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o programa Cultura da Cooperação permitiu que os agricultores ampliassem a capacidade de agir coletivamente por meio de consultorias oferecidas por técnicos das instituições parceiras.

A iniciativa teve duração de 18 meses e foi concluída em dezembro. Ao longo do programa, foram realizadas compras coletivas, que diminuíram os custos com a produção, e visitas técnicas em cooperativas de produtores de frutas nas cidades de São Gotardo e Jaíba, em Minas Gerais. O grupo também assumiu a realização da Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi, com o apoio de várias entidades parceiras, e contribuiu para a formação da primeira Cooperativa de Produtores de Aparecida de Minas.

Segundo a analista do Sebrae Minas em Frutal Joana Corrêa, o projeto aumentou consideravelmente a representatividade dos produtores na região. “Em 2017, o Sebrae dará continuidade ao projeto para fortalecer ainda mais a cadeia local de cultura do abacaxi, e ganhar destaque na produção estadual e nacional“, afirma.

Aparecida de Minas possui, atualmente 1.260 hectares de produção da fruta ” 70% do município de Frutal “, contando no total, com 160 agricultores. No distrito, ainda há 2.000 hectares de área em formação, destinada ao processo de florescimento do abacaxizeiro que, por não ser uniforme, compromete a regularidade da produção, podendo resultar em frutos não enquadrados no padrão comercial.

Abacaxi em mulching - Crédito Divulgação Emater - MG
Abacaxi em mulching – Crédito Divulgação Emater – MG
ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfitos com micronutrientes otimizam nutrição da batata

Erica Camila Zielinski Engenheira agrônoma e analista de pesquisa ericacamilazielinski@gmail.com Daniela Andrade Mestre em Agronomia e supervisora de Planejamento e Gestão Agrícola daniela.agronomia@hotmail.com A batata é uma importante fonte de...

As inovações em pós-colheita de frutas e hortaliças

  Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser Pós-doutoranda em Horticultura " FCA/Unesp Botucatu Rogério Lopes Vieites Doutor e professor - Unesp Botucatu Mauricio Dominguez Nasser Pesquisador científico da APTA Regional...

Exportação de frutas cresce 20% e incentiva ainda mais o mercado

Expectativa é que o setor embarque US$ 1 bilhão em 2019 e dobre este valor nos próximos dez anos graças ao acordo Mercosul – União Europeia O...

Mulching x plantas daninhas do mamão

A técnica de mulching, a qual consiste no uso de alternativas para recobrimento do solo, tais como folhas secas, cascas, pedriscos, palhas ou mantas plásticas, tem expandido seu uso em distintos cultivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!