Unesp desenvolve projeto de uso customizado da água na agricultura. Trabalho visa orientar os produtores rurais em como fazer a irrigação de modo a ter a maior produção possível para cada porção de água empregada
Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, está desenvolvendo um projeto que visa indicar aos produtores rurais como fazer a irrigação de modo a ter a maior produção possível para cada porção de água empregada.
“O objetivo é determinar a quantificação exata das necessidades de água, para que seja possível aplicar a água no momento e na quantidade adequada“, afirma Tangerino. O professor explica que os dados são obtidos por meio do cálculo da produtividade de água, “que é a relação entre produção física para cada biolitro de água que a gente coloca“.
Segundo Tangerino, o projeto conta com o uso de satélite combinado com estação meteorológica em terra pra determinar coeficientes de cultivo nas diferentes espécies em ambiente irrigado. “Ao mesmo tempo, avaliamos a transferência de água em escala regional para a atmosfera.“
Desenvolvido em parceria com a Embrapa, Agência Nacional de Águas (ANA) e Universidade de Nebraska, o projeto já tem trabalhos concluÃdos nas culturas do milho, cana-de-açúcar, pastagem, entre outras.