18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Pulverização agrícola eletromagnética

Pulverização agrícola eletromagnética

George Hércules de Mel

Consultor técnico da Aqua-4D Brasil

Foto 0A questão da eficiência das pulverizações agrícolas com defensivos e/ou com fertilizantes foliares é um dos temas mais relevante no manejo agrícola.

A não observância de alguns cuidados básicos antes e durante as pulverizações, como a regulagem dos equipamentos, a qualidade dos produtos, a pressão da bomba, o tipo de bico e a qualidade da água podem afetar não só o controle das pragas e doenças, como a absorção foliar dos nutrientes pulverizados, além de apresentar riscos ao meio ambiente, refletindo diretamente no custo de produção.

Aqui vamos focar a questão da qualidade da água, que é um dos pontos mais importantes no processo de produção agrícola, especialmente quando se trata de misturas com agroquímicos.

Tecnologia

O uso crescente da tecnologia Aqua-4D® vem despertando sua aplicação nas mais variadas tarefas de campo, descortinando assim a possibilidade de ganhos, agregando valor a sua produção, e com  resultados surpreendentes.

Do ponto de vista da estrutura física da água, podemos encontrar na natureza variações na qualidade, que está relacionada ao número de moléculas de H2O que compõe os clústers.

Sistema Aqua-4D P.H
Sistema Aqua-4D P.H

O tratamento eletromagnético da água com Aqua-4D® permite a micronização dos clústers, melhorando inclusive a qualidade das águas duras e promovendo melhores reações químicas, como poderemos ver adiante.

Instalação e operação

 

De fácil instalação, o sistema Aqua-4D pode ser instalado nos sistemas de irrigação, onde se elege um tubo de captação e enchimento dos tanques pulverizadores, ou ainda no tubo de saída das caixas d’água que servem ao sistema hidráulico das pulverizações.

Os tanques dos pulverizadores deverão ser abastecidos com a água tratada, enchendo até a metade do tanque e completando com os produtos a serem aplicados. Aciona-se o misturador e completa-se o tanque, não havendo necessidade de fazer adaptações nos pulverizadores.

Sistema Aqua4D - Energia solar
Sistema Aqua4D – Energia solar

Podemos observar, na foto a seguir, que a água tratada com agroquímicos apresenta melhor dissolução e por maior tempo do que com a água que não recebeu tratamento.

Foto 03

Caixa da esquerda com água não tratada: em 15 minutos os produtos já se encontravam decantados – Tanque da direita com água tratada com Aqua-4D®: os produtos permaneceram solubilizados após cinco horas.

Na observação por microscópico podemos ver,à direita, uma gota evaporada, cujas amostras foram retiradas das caixas mostradas anteriormente, comprovando uma maior solubilização e melhor uniformidade de distribuição dos sais

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Gota de água não tratada

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Gota de água tratada

Com os sais micronizados e com melhor dissolução da calda é notório que ocorrerá uma melhor absorção foliar, como podemos ver a seguir nas fotos, onde foram colocados papéis hidrossensíveis em várias partes da planta, como prova.

Teste com papel hidro sensível com água não tratada
Teste com papel hidro sensível com água não tratada

Teste com papel hidro sensível-com tratamento Aqua4D
Teste com papel hidro sensível-com tratamento Aqua4D

A seguir estão as fotos das folhas basais, após a pulverização com fertilizantes foliares, no cultivo de manga.

Foto de folhas pulverizadas com pulverização com água não tratada
Foto de folhas pulverizadas com pulverização com água não tratada

Foto de folhas pulverizadas com pulverização com água tratada
Foto de folhas pulverizadas com pulverização com água tratada

Na primeira foto, com água não tratada, há a formação de gotas grandes, enquanto que na foto à direita a água tratada forma gotículas.

Mais benefícios

A tecnologia eletromagnética Aqua-4D® possibilita a redução do volume da calda por hectare, aplicações de ultra baixo volume, com menor perda por deriva em função da carga eletromagnética, obtendo-se assim uma melhor uniformidade de distribuição da calda.

O maior tempo de exposição da calda nas folhas e o retardamento na evaporação proporcionam maior quantidade de produtos absorvidos, portanto, potencializa a ação dos defensivos e fertilizantes, reduzindo os custos com a aquisição de insumos. Outras vantagens observadas foram a ausência de precipitados nas folhas e depositados nos bicos, se mantendo limpos.

A operação do Sistema Aqua-4D® não necessita de mão de obra e manutenções de operação.Atende todos os tipos e modelos de pulverizadores, apresenta baixo consumo de energia elétrica, de 10 a 20 Watts, podendo ser alimentado com energia fotovoltaica.

Resumindo, a tecnologia Aqua-4D® permite maior eficiência das pulverizações, oferece segurança alimentar, reduz os custos de produção e proporciona maior lucratividade ao produtor.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Pulverização agrícola eletromagnética