26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 3, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosPulverização com drones em citros: precisão no campo

Pulverização com drones em citros: precisão no campo

Os drones demonstrou eficácia de 80% no controle do psilídeo

Camila Queiroz da Silva Sanfim de Sant Anna
Engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
agro.camilaqs@gmail.com
Matheus Roussenq
Engenheiro agrônomo – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
matheusrous@gmail.com

Os drones possibilitam a identificação de plantas sob estresse devido à falta de nutrientes e/ou água, bem como a detecção de pragas e doenças, sobretudo nos estágios iniciais, o que, muitas vezes, é desafiador no campo. Também são destinados à aplicação de agrotóxicos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.

Versatilidade e eficiência

Eles têm capacidade de armazenar e pulverizar agroquímicos, voando de forma automatizada ou por controle remoto, inclusive alcançando baixas altitudes. Utilizam um volume de calda por hectare relativamente baixo, em torno de 10 L/ha, com velocidade de deslocamento entre 10 e 20 km/h, além de produzirem gotas finas, provenientes da combinação de ponta e pressão de trabalho.

Ademais, o efeito gerado por suas hélices impulsiona a calda de pulverização para baixo e movimenta as folhas das partes superiores da planta, sendo eficaz na deposição nos estratos inferiores do vegetal, o que aumenta a qualidade da pulverização.

Para os citros

Na citricultura, sendo cada vez mais difundida, a aplicação de produtos químicos utilizando drones demonstrou eficácia de 80% no controle do psilídeo (Diaphorina citri), inseto transmissor do greening, segundo dados divulgados pelo Fundecitrus.

O greening (huanglongbing ou HLB) é a doença mais crítica e destrutiva que atinge a cultura dos citros, visto que sua incidência não tem cura, sendo a erradicação dos espécimes arbóreos e o controle do psilídeo as principais formas de combate.

Os drones têm permitido aos citricultores evitar a infecção de novas plantas e minimizar os impactos negativos e as ameaças dessa importante doença na produção de citros. Suas pulverizações complementam as aplicações terrestres com tratores, atingindo talhões de difícil acesso, como áreas com terrenos extremamente acidentados e faixas de borda não alcançadas pelas aplicações com maquinário tradicional.

Limitações

Algumas limitações consistem na necessidade de um operador capacitado para a operação, além do domínio de softwares. As condições climáticas, assim como em outras ferramentas de aplicação, também podem limitar seu funcionamento.

O custo de aquisição ainda é elevado para o produtor, com modelos que variam em torno de R$ 200 mil, além das despesas com manutenção. Neste caso, recorrer a aluguéis, contratando diretamente uma empresa especializada, pode minimizar esses gastos, sendo que, a depender da região, o aluguel custa em torno de R$ 120-170/hectare.

Outro desafio enfrentado pelos citricultores é o recarregamento frequente das baterias, o que exige que o operador esteja atento e recorra ao auxílio de carregador/gerador para realizar mais de uma aplicação, já que as baterias costumam durar o suficiente apenas para uma aplicação de calda.

Por isso, novos drones têm surgido com sistema híbrido (energia + elétrico), que promete utilizar eletricidade e etanol ou gasolina para o funcionamento dessas aeronaves.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores de algodão apostam na gestão da pulverização por drones para produzir mais

Projeto envolveu representantes dos estados que mais plantam e colhem a fibra no país

Algas – Aliadas na fitossanidade vegetal

Autores Brenda Ventura de Lima e Silva Mestre em Fitopatologia e servidora - IF Goiano – campus Morrinhos brendavlima@yahoo.com.br Juliano Henrique Alves de Sousa...

Análise traz novas estimativas dos citros

O mercado de laranja apresentou continuidade da elevação de preços, como em setembro e outubro

Como cultivar acelga em estufas

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal e Metabolismo Mineral - UNESP cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal - UNESP São diversas as...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!