27.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosQual o limão ideal para sua propriedade?

Qual o limão ideal para sua propriedade?

Letícia Moura da Silva
Mestra em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
leticiamouradasilva29@gmail.com
Harleson Sidney Almeida Monteiro
Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia/Horticultura – UNESP
harleson.sa.monteiro@unesp.br
Antonia B. da Silva Bronze
Doutora e professora – UFRA

O gênero Citrus agrupa várias espécies. Entre as mais cultivadas tem-se o grupo do limão, com a variedade siciliano (C. limon (L.) Burm. F.) usada como copa e as variedades cravo (C. limonia Osb.), volkameriano (C. volkameriana Ten. & Pasq.) e rugoso (C. jambhiri Lush.) utilizadas como porta-enxerto.

Além dos limões, também há o grupo das limas ácidas, frutos conhecidos popularmente como limões, mas que não se agrupam a eles. Entre as principais variedades de lima ácida no mundo temos a tahiti (C. latifolia (Yu. Tan.) Tan.) e o galego (C. aurantifolia (Christm.) Swingle.) utilizados como copa e lima da pérsia (C. limettioides Tan.), não usada apenas como copa, mas também como porta-enxerto.

Você conhece todas as variedades?

As variedades de citros se diferem dentro dos próprios grupos por formas, cores, tamanhos, textura da casca e uso.

Limas ácidas ‘Tahiti’ para exportação, cor mais intensa, mais rugosa e limpa
Fonte: Silva, 2023.

Os grupos limão e lima ácida se diferenciam de forma mais específica e técnica na sua composição. As limas ácidas, como o próprio nome já diz, apresentam acidez mais elevada que a dos limões.

A lima ácida tahiti é uma fruta de tamanho médio, tem a casca lisa e fina, raras sementes e, quando amadurece, apresenta polpa tenra e suculenta, com elevados teores de ácido cítrico, vitamina C e sais minerais, ácido fólico, niacina e piridoxina, além de outros compostos bioativos que são substâncias com alto potencial antioxidante

A lima ácida ‘galego’ é redonda, pequena e rica em suco de sabor ácido. Também apresenta casca fina e lisa, mas a cor já difere, por ter tom verde ou amarelo claro, e a fruta contém sementes.

Condições de plantio

As plantas de limoeiros e limeiras têm rápido crescimento, mas que pode ser interrompido pela ausência de chuvas e/ou água no pomar. Sua altura pode chegar a quatro metros e variar até seis.

As folhas são de coloração verde densa, com folhas de tamanho médio. As culturas não exigem qualidade diferenciada de solo, produzindo tanto em terras arenosas quanto argilosas, sendo preferível os solos mais leves, profundos e sem impedimentos.

São muito sensíveis ao frio, pois as baixas temperaturas paralisam o crescimento da planta. As altas temperaturas impactam no desenvolvimento e amadurecimento dos frutos.

As opções

Para escolher as melhores variedades para plantar e combinar o porta-enxerto, é necessário realizar um estudo agronômico da área e das condições edafoclimáticas da região onde a propriedade está localizada, de acordo com as características da cultura.

É igualmente importante buscar informações de produção, custos e mercado, para assim ter produtividade e qualidade de frutos para o comércio.

Mercado

Os frutos de limões e limas no Brasil podem ser comercializados para os mercados interno e externo para uso in natura, ou ainda processado por fábricas de suco para uso da polpa e essências da casca.

Os frutos que são produzidos para o mercado externo devem ter cascas grossas e rugosas, a coloração deve ser verde intenso (mais escuro) e os frutos devem ser limpos, sem danos e cicatrizes, fatores que contribuem para a qualidade da polpa durante todo o processo de beneficiamento, armazenamento e transporte até o consumidor final.

Fique atento

Os frutos comercializados internamente podem ter casca mais fina e a coloração menos intensa. Os limões com danos também são vendidos, mas têm menor valor comercial.

Ambos os mercados classificam os frutos por tamanho e usam embalagens de tamanhos e materiais específicos, caixas de papelão para o externo e caixas e telas plásticas para o interno.

Produção e desafios

Os limoeiros e as limeiras-ácidas são frutíferas que produzem ao longo de todo o ano, mesmo com baixa produtividade fora de safra. São frutos desejados pelo mercado, garantindo renda o ano inteiro para quem produz e trabalho para os moradores das regiões produtoras.

Mesmo com grande produção de limões e limas no Brasil, alguns desafios são enfrentados por produtores e profissionais que trabalham com a citricultura. Um deles é a sanidade dos pomares.

As doenças e pragas que afetam os citros podem trazer grandes perdas de frutos, ou mesmo de uma unidade de produção. O greening é exemplo de uma doença que ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas afetadas.

O consumidor está cada vez mais exigente e quer frutos com o mínimo ou mesmo sem manchas e em tamanhos médios e/ou grandes. Para a propriedade atingir esse padrão, é necessário adquirir boas mudas, os pomares precisam estar bem nutridos e ser bem manejados.

Fruto de lima ácida ‘Tahiti’ com oleocelose
Fonte: Silva, 2023.

Colheita

A colheita é um fator determinante para a boa comercialização de limões e limas. Os frutos não devem ser colhidos durante as chuvas e nem sofrer atritos. Essas condições podem ocasionar a queima da casca, chamada oleocelose.

Além disso, os frutos não devem estar fora do ponto de colheita, pois quando muito maduros ficam túrgidos e mais suscetíveis a danos no campo e na casa de embalagem. Ainda, uma colheita realizada fora do tempo atrasa e, consequentemente, prejudica colheitas futuras.

ARTIGOS RELACIONADOS

Panorama Nacional da Produção de Limão

São Paulo é o maior Estado produtor de limão do Brasil, dominando em torno de 70% deste segmento, segundo o IEA. Em 2016 o...

Exportação de frutas cresce 20% e incentiva ainda mais o mercado

Expectativa é que o setor embarque US$ 1 bilhão em 2019 e dobre este valor nos próximos dez anos graças ao acordo Mercosul – União Europeia O...

Correto manejo nutricional do limoeiro

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia " UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor adjunto de Fruticultura da UFMT glauciogenuncio@gmail.com A citricultura teve como...

Qual a principal praga que atinge a cultura do milho

A cigarrinha do milho Dalbulus maidis vem sendo considerada uma das principais pragas da cultura do milho. Ela deixou de ser uma praga exclusiva de regiões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!