21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasQual o manejo de água correto para o cultivo do tomate Vero?

Qual o manejo de água correto para o cultivo do tomate Vero?

No Dia Mundial da Água, confira dicas importantes para o cultivo da hortaliça

Todo produtor rural tem como intuito aumentar sua produtividade e a qualidade de seus frutos, apostando na sustentabilidade do negócio. O manejo adequado de água é um dos diversos fatores agronômicos responsáveis por influenciar diretamente no plantio. O tomate Vero, por exemplo, exige fornecimento constante de água durante sua fase de crescimento. Segundo o Engenheiro Agrônomo, João Roberto do Amaral Júnior, “a quantidade correta, quem determina é a planta e sua fase fisiológica”.

Ele reforça que uma planta recém transplantada necessita de umidade para que as raízes das mudas se desenvolvam. A dica, neste caso, é provocar um pequeno estresse hídrico para proporcionar melhor o enraizamento (vale lembrar que esse conceito é praticamente impossível em períodos de chuvas). “No início, pode ser utilizado lâminas mais baixas e turno de rega – número de dias que o solo terá reserva de água suficiente para suprir a necessidade hídrica das plantas, sem prejudicar o seu desenvolvimento – de três a quatro dias. Conforme as plantas vão mudando de fase, a lâmina de irrigação vai aumentando e o turno de rega, diminuindo”, explica.

O agricultor ainda pode monitorar o manejo por meio do uso de tanque “Classe A” e coeficiente da cultura (KC), tensiômetro e estações meteorológicas automatizadas. No entanto, o excesso de água pode ocasionar muitos danos no cultivo, como o mau enraizamento das plantas e algumas deficiências induzidas por falta de oxigenação do solo. Além disso, pode favorecer o ataque de nematoides no deslocamento em direção das raízes, e fungos e bactérias que entram no fruto pelas lenticelas devido a demasia de umidade.

Sobre a Horticeres Sementes

Pioneira e inovadora, a Horticeres Sementes é uma das mais tradicionais marcas de sementes de hortaliças do país, com mais de 400 cultivares disponíveis em seis linhas de produtos. Fundada em 1967, tem atuação no Brasil e em diversos países da América Latina. Com sede em Indaiatuba/SP, desde 2007, é uma empresa 100% nacional e sementeira. Recentemente, a companhia lançou o Tomate Vero, tipo italiano que apresenta sabor, cor e frescor diferenciados. Mais informações: http://www.horticeres.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ação Rotas da Satis leva food truck para dentro de fazendas

Circuito percorrerá nove propriedades de quatro estados para estreitar relacionamento com público consumidor final Imagine um food truck percorrendo fazendas do país para promover momentos de...

Práticas de manejo para otimizar o nitrogênio em cana-soca

AutoresRenato Passos Brandão Gerente do Deptº Agronômico - Vittia Raphael Bianco R. L. Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas Gerais...

Plantio com monitoramento online fornecido pela Jacto Next

Por meio da conectividade 4G, plataforma EKOS de gestão de operações agrícolas ...

Calagem – Recomendações para o repolho

O repolho pertence à espécie Brassica olerácea e duas variedades são as mais conhecidas no mercado nacional - são elas a B. oleracea L. var. capitata L. (Repolho Liso) e a B. oleracea L. var. sabauda Martens (repolho crespo). As formas mais conhecidas são alba (repolho branco) e rubra (repolho roxo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!