27.6 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesQualidade da fibra de algodão: tudo que você precisa saber

Qualidade da fibra de algodão: tudo que você precisa saber

Ana Elisa Lyra Brumat
Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciências do Solo – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
anaelisalbrumat@gmail.com

Foto: IHARA

O Brasil, nos últimos anos, tem ficado entre os cinco maiores produtores mundiais e entre os maiores exportadores de algodão. Nosso país tem uma área plantada de cerca de 1,6 milhão de hectares, sendo 1,1 hectare só na região centro-oeste, contabilizados na safra 2021/22, com uma produção total de 2.076,40 milhões de toneladas, segundo a CONAB.

Fibra

Cada cultivar de algodão possui uma qualidade de fibra muito específica, e em campo essa qualidade depende exclusivamente do manejo da cultura.

Deve-se atentar à fertilidade do solo e à nutrição das plantas, época do plantio, clima, controle de pragas e doenças, tipo de colheitadeira utilizada e como é feito o seu beneficiamento.

As características principais a serem avaliadas nas fibras são:

• Comprimento;

• Uniformidade de comprimento;

• Resistência;

• Micronaire.

Nesse âmbito, o comprimento das fibras é a característica que mais interfere na sua qualidade.

Influência direta

Um conjunto de fatores impacta diretamente a fibra do algodão, alguns intrínsecos relacionados a cor, se tem brilho ou é amarelada; quanto à resistência dessa fibra e ao comprimento que ela apresenta, assim como componentes de finura e maturidade, o chamado índice de “micronaire”.

Apontam-se, também, fatores extrínsecos, que são associados à presença de contaminantes ou não, à preparação da massa da fibra e à presença de “neps”, que é a presença ou não de nós ou fragmentos de casca e caroços, e são dependentes da colheita.

Detalhes que fazem a diferença

Quando se faz o beneficiamento do algodão, o descaroçamento, se não executado de forma cuidadosa e criteriosa, implica na degradação do comprimento e resistência da fibra, além de contaminá-la.

Essa etapa deve ser adaptada a cada tipo de algodão e o produtor deve atentar-se à umidade do algodão ainda em caroço no armazenamento e aos níveis de secagem, pois se mal realizados, podem levar à perda de tenacidade e amarelamento da fibra, visto que umedecer o caroço pós-colheita é importante para a preservação da fibra. 

Lembrando que o custo de produção da fibra pode representar de 40 até 60%.

Demanda

No Brasil, as empresas de fiação demandam das fibras 5/6, 6/0 e 6/7. As empresas que utilizam fios de alta qualidade levam em consideração características intrínsecas das fibras, enquanto empresas que utilizam fios médios ou grosso priorizam o preço. 

A tomada de decisão quanto à escolha da cultivar que se adéque à região, respeitar a época de plantio, usar reguladores de crescimento e desfolhantes para manter o cultivo limpo e evitar que restos culturais fiquem presos à fibra na colheita são boas tomadas de decisão para se obter boa qualidade de produto.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação foliar é imprescindível no florescimento do algodoeiro

Juliano Gullo de Salvo Engenheiro agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e coordenador técnico da Green Has do Brasil detec@greenhb.com.br O algodoeiro é uma...

Hormônios revolucionam a agricultura

  Jorge Celestino Verde dos Santos Engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor verde.jorge@hotmail.com Diogo de Almeida Verde Engenheiro agrônomo e representante comercial   Os biorreguladores são compostos por uma combinação de...

Dia do Algodão da Abapa congregou a cadeia da fibra

O sucesso de público do Dia do Algodão da Abapa foi marcado pela união de toda a cadeia da fibra. Um evento que celebrou e fortaleceu o setor, reunindo produtores, pesquisadores e empresas.

Praga invasora resiste a inseticidas

  Estudo desenvolvido no PPG Entomologia da Esalq alerta para a resistência da praga invasora a inseticidas no Brasil Originária do Velho Mundo, Helicoverpa armigera é uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!