20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesQualidade da fibra de algodão: tudo que você precisa saber

Qualidade da fibra de algodão: tudo que você precisa saber

Ana Elisa Lyra Brumat
Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciências do Solo – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
anaelisalbrumat@gmail.com

Foto: IHARA

O Brasil, nos últimos anos, tem ficado entre os cinco maiores produtores mundiais e entre os maiores exportadores de algodão. Nosso país tem uma área plantada de cerca de 1,6 milhão de hectares, sendo 1,1 hectare só na região centro-oeste, contabilizados na safra 2021/22, com uma produção total de 2.076,40 milhões de toneladas, segundo a CONAB.

Fibra

Cada cultivar de algodão possui uma qualidade de fibra muito específica, e em campo essa qualidade depende exclusivamente do manejo da cultura.

Deve-se atentar à fertilidade do solo e à nutrição das plantas, época do plantio, clima, controle de pragas e doenças, tipo de colheitadeira utilizada e como é feito o seu beneficiamento.

As características principais a serem avaliadas nas fibras são:

• Comprimento;

• Uniformidade de comprimento;

• Resistência;

• Micronaire.

Nesse âmbito, o comprimento das fibras é a característica que mais interfere na sua qualidade.

Influência direta

Um conjunto de fatores impacta diretamente a fibra do algodão, alguns intrínsecos relacionados a cor, se tem brilho ou é amarelada; quanto à resistência dessa fibra e ao comprimento que ela apresenta, assim como componentes de finura e maturidade, o chamado índice de “micronaire”.

Apontam-se, também, fatores extrínsecos, que são associados à presença de contaminantes ou não, à preparação da massa da fibra e à presença de “neps”, que é a presença ou não de nós ou fragmentos de casca e caroços, e são dependentes da colheita.

Detalhes que fazem a diferença

Quando se faz o beneficiamento do algodão, o descaroçamento, se não executado de forma cuidadosa e criteriosa, implica na degradação do comprimento e resistência da fibra, além de contaminá-la.

Essa etapa deve ser adaptada a cada tipo de algodão e o produtor deve atentar-se à umidade do algodão ainda em caroço no armazenamento e aos níveis de secagem, pois se mal realizados, podem levar à perda de tenacidade e amarelamento da fibra, visto que umedecer o caroço pós-colheita é importante para a preservação da fibra. 

Lembrando que o custo de produção da fibra pode representar de 40 até 60%.

Demanda

No Brasil, as empresas de fiação demandam das fibras 5/6, 6/0 e 6/7. As empresas que utilizam fios de alta qualidade levam em consideração características intrínsecas das fibras, enquanto empresas que utilizam fios médios ou grosso priorizam o preço. 

A tomada de decisão quanto à escolha da cultivar que se adéque à região, respeitar a época de plantio, usar reguladores de crescimento e desfolhantes para manter o cultivo limpo e evitar que restos culturais fiquem presos à fibra na colheita são boas tomadas de decisão para se obter boa qualidade de produto.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Sequenciado genoma de fungo que ataca lagartas da soja

Cientistas brasileiros concluíram o sequenciamento genético de um fungo que atua como inimigo natural de lagartas que atacam a soja, o milho e o algodão.

Novo fertilizante foliar blinda plantas da folha até a raiz

Tecnologia desenvolvida pela Kimberlit Agrociências, Hulk, atua na resistência das culturas contra pragas, doenças, falta de água, excesso de luminosidade e nematoides  As variações climáticas...

Ramulária e Mancha alvo quase não afetaram safra 21/22 do algodão

Com as condições climáticas nos primeiros meses dos estádios reprodutivos da cultura do algodão, doenças mais importantes não se desenvolveram.

Falta de limpeza da colhedora gera perda no algodão

Especialista da Sell Agro aponta como manter em dia o equipamento e assim evitar desperdício e perda da qualidade de fibra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!