Dia Mundial do Algodão 2022: tecer um futuro melhor para o algodão

O evento global da FAO celebrará a contribuição do algodão para o desenvolvimento socioeconômico e promoverá seu avanço para apoiar meios de subsistência sustentáveis.

0
238

Estima-se que 100 milhões de agricultores familiares em 80 países dependem diretamente da indústria do algodão, e as mulheres desempenhando um papel fundamental na cadeia de valor. Apoia as economias de muitos países emergentes e de baixa renda. Em 2021, a produção mundial de algodão foi avaliada em cerca de US$ 50 bilhões, enquanto o comércio mundial foi avaliado em US$ 20 bilhões.

O algodão desempenha um papel importante no desenvolvimento social e econômico, no comércio internacional e no alívio da pobreza e, portanto, contribui para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, o setor enfrenta inúmeros desafios de mudanças climáticas, pragas e doenças, a pandemia de COVID-19 e a desaceleração econômica global em andamento, entre outros problemas. A volatilidade dos preços de mercado também atingiu fortemente o setor.

“O objetivo desta celebração global é chamar a atenção para as centenas de milhões de pessoas em todo o mundo que vivem da cadeia de valor do algodão e destacar a contribuição do setor para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, disse Boubaker Ben Belhassen, Diretor da Divisão de Comércio e Mercados da FAO.

Por ocasião do Dia Mundial do Algodão, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sediará um evento global híbrido em 7 de outubro de 2022 para destacar a importância do setor e garantir que ele esteja na vanguarda da política internacional agenda.

O evento começará às 07:30 d Brasil (12:30 horário de Roma) – para acompanhar o evento no Zoom, faça o pré-registro aqui ou assista à transmissão ao vivo aqui.

QU Dongyu, Diretor-Geral da FAO, fará o discurso de abertura. Isto será seguido pelo discurso do Ministro do Comércio e Indústria da República do Chade, S.E. Ali Djadda Kampard.

Ministros da Ásia, África e da América Latina também se dirigirão ao público.

Haverá também declarações em vídeo dos chefes da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e do Centro de Comércio Internacional (ITC), e altos funcionários da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Comitê Consultivo Cotton Internacional (ICAC).

O tema do Dia Mundial do Algodão 2022 se concentrará em como a inovação e a tecnologia podem impulsionar soluções para os desafios enfrentados pelo setor, fomentar a sustentabilidade na cadeia de valor do algodão e criar novas oportunidades de mercado para os produtores de algodão, principalmente os pequenos agricultores.

Um painel temático apresentará Inovações e Mercados para o Algodão Sustentável na África e América Latina: Contribuições da Cooperação Sul-Sul.

O economista-chefe da FAO, Máximo Torero Cullen, fará o discurso de encerramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!