24.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesReunião de Pesquisa de Soja trata sobre cenário atual e futuro

Reunião de Pesquisa de Soja trata sobre cenário atual e futuro

Com o tema Cenário atual e futuro da cadeia de produção de soja, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, irá ministrar a palestra de abertura da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, nos dias 23 e 24 de agosto, no buffet Planalto, em Londrina (PR. “Outras temáticas também já foram definidas. Nossa programação está conectada com os desafios atuais dos produtores, mas também com as principais inovações científicas e de mercado que impactam o setor”, destaca o presidente do evento, Fernando Henning, pesquisador da Embrapa Soja. 

Henning explica que a programação contará ainda com uma palestra sobre as perspectivas e os desafios para a produção de soja convencional. O tema será tratado pelo consultor Fernando Nauffal Filho, Factum Consultoria. O painel sobre genética avançada irá trazer informações detalhadas sobre as aplicações da edição gênica no melhoramento genético da cultura da soja, tema a ser abordado pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. A seleção genômica aplicada ao melhoramento da soja será abordada pelo pesquisador da Corteva, Willian Giordani. Para abordar as atualizações na legislação no Brasil e no mundo, a comissão organizadora convidou o presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) Paulo Barroso. 

Está previsto ainda um painel dedicado à discussão sobre os níveis de manejo para fins de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM). O pesquisador da Embrapa Soja Henrique Debiasi irá apresentar os fundamentos, os indicadores e os critérios para definição de níveis de manejo. Para debater os impactos da aplicação dos níveis de manejo no Zarc Soja para o Paraná, a comissão organizadora convidou o pesquisador José Renato Bouças Farias, da Embrapa Soja. Também serão discutidas as oportunidades e os desafios para a implementação do Zarc NM em lavouras de soja no Paraná. O tema será apresentado pelo palestrante Marcelo Sumyia, gerente técnico da Coamo.                                

No painel intitulado cenário atual da tolerância e resistência de plantas daninhas a herbicidas no Brasil e o futuro do manejo, estão previstas duas palestras sobre como está o problema nas regiões Sul e Sudeste e no Cerrado. A situação das regiões Sul e Sudeste ficará sob responsabilidade de Eliana Fernandes Borsato, pesquisadora da Fundação ABC. Por outro lado, a situação da região do Cerrado será apresentada pelo palestrante, Lucas Barcellos, pesquisador da Fundação Mato Grosso Para debater as oportunidades da agricultura de baixo carbono no contexto da cadeia da soja, a RPS convidou a palestrante Fabiana Villa Alves, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para o segundo dia do evento, foram programados painéis sobre o mercado de cultivares, bioinsumos, resultados dos ensaios cooperativos de controle de doenças da soja, potencial produtivo e eficiência de uso da água na soja irrigada, as perspectivas de mecanização, melhorias na secagem de sementes e grãos, fertilidade do solo e o uso de drones agrícolas de pulverização. Para encerrar a programação está prevista a palestra o Estado da Arte da Produção Sustentável de Soja, a ser ministrada pelo produtor Ricardo Arioli e consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO)

SERVIÇO
Reunião de Pesquisa de Soja
Data: 23 e 24 de agosto
Local: buffet Planalto – Av. Tiradentes, 6429, Londrina (PR)
Inscrições aqui: https://reuniaodesoja.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

Lavouras melhoram desempenho

As condições das lavouras de soja melhoraram após um começo de temporada marcado pela ...

Plantio consorciado de café e soja traz bons resultados no Sul de MG

Soja gera renda extra para o produtor e melhora as condições do solo

FMC leva Projeto FMC Soja no Congresso ANDAV

Entre 12 a 14 de agosto, a FMC irá participar da 9ª edição do Congresso ANDAV – O Evento da Distribuição de Insumos Agropecuários, em São Paulo. “É...

Manejo da soja orgânica

Com a crescente consciência ecológica e busca por alimentos mais saudáveis, há uma expansão na produção e no consumo de produtos orgânicos na sociedade, que também aconteceu para a soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!