20.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioMáquinasReunião na Suíça debate estudo inédito, feito em cabine simuladora de pulverizações...

Reunião na Suíça debate estudo inédito, feito em cabine simuladora de pulverizações instalada em Jundiaí-SP

Divulgação

Uma reunião da ISO – International Standartization Organization – marcada para os dias 29 e 30 deste mês, na Suíça, terá no centro do debate uma das normas para avaliação de qualidade de EPI agrícolas – equipamentos de proteção individual -, a ISO 17491-4. A entidade global avaliará o conjunto de resultados de novos ensaios realizados globalmente na área, entre eles um que foi coordenado pelo pesquisador brasileiro Hamilton Ramos, na cidade paulista de Jundiaí.

De acordo com o pesquisador, seu trabalho foca, sobretudo, na similaridade entre ‘pontas de pulverização’, além da relação destas com a qualidade e a resistência de vestimentas protetivas ou EPI, as ‘roupas’ empregadas no trabalho rural de aplicação de defensivos agrícolas.

Pontas de pulverização constituem acessórios que determinam a quantidade de defensivo agrícola a ser aplicada numa área de lavoura, bem como a uniformidade da cobertura desse tratamento químico, segundo explica Ramos. Ele é o atual diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP na cidade de Jundiaí.

As ‘pontas’, diz Ramos, são essenciais à eficácia dos testes de resistência de EPI da norma ISO 17491-4. “Elas definem parâmetros como a vazão dos defensivos agrícolas, o espectro de gotas e a distribuição do jato emitido na pulverização. Tais variáveis interferem na avaliação da confiabilidade dos equipamentos de proteção individual e consequentemente na segurança do trabalhador rural”, resume ele.

Conforme o pesquisador, várias questões relacionadas ao sistema de pulverização utilizado nas pesquisas – como a não-uniformidade na distribuição de produtos químicos e a equivalência de resultados com pontas de pulverização de modelo idêntico, mas de diferentes marcas comerciais -, foram levantadas pelo Brasil há anos.

“Com a conclusão da pesquisa brasileira e a de outros estudos, feitos em parceria com outros países, irá ocorrer a revisão na norma ISO 17491-4. Esta medida deverá aprimorar os padrões de qualidade das pontas de pulverização e dos EPI produzidos globalmente”, diz Ramos.

Cabine brasileira

De acordo com Ramos, para a complexa realização do estudo do IAC-Quepia, o programa investiu da construção de uma cabine ao longo de mais de dez anos de pesquisas. O equipamento, instalado na sede do CEA-IAC, em Jundiaí (SP), permite simular a exposição do trabalhador a aplicações de defensivos agrícolas, sob diferentes condições técnicas.

“O equipamento conta com recursos para analisar a conformidade das pontas de pulverização e sua relação com eventuais contaminações de vestimentas protetivas agrícolas (EPI) empregadas no trabalho rural.”

Uma iniciativa que une o CEA-IAC ao setor privado, o programa IAC-Quepia existe há mais de 16 anos e se apoia em uma estrutura tecnológica de última geração. Desde sua criação, ressalta Ramos, o “Quepia” foi responsável por uma representativa redução nas reprovações de qualidade de vestimentas protetivas agrícolas fabricadas no Brasil, que eram da ordem de 80% do montante analisado pelo programa, em 2010, para menos de 20%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicativo da Yara identifica deficiências de nutrição em cana e ajuda produtor na escolha de fertilizantes

O CheckIT, aplicativo gratuito da Yara para smartphones e tablets que possibilita aos produtores brasileiros detectarem as deficiências nutricionais da lavoura, agora também está...

Ecotritus – Triturador de bananal

Lançamento da Himev da linha Ecotritus, tritura o bananal enriquecendo o solo com os nutrientes orgânicos proveniente do material vegetal triturado A AGROgW, além de...

Soja, milho e feijão agradecem com incremento de produtividade à aplicação de algas

A Acadian Seaplants, líder mundial em pesquisas, cultivo, colheita e extração de algas marinhas, há pouco tempo criou uma divisão específica para o mercado...

Eficiência dos drones na pulverização contra greening

Tecnologia validada pelo Fundecitrus alcança mortalidade superior a 80% dos psilídeos adultos, uma esperança no controle do greening

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!