28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoSafra de grãos 2022/23 é estimada em 310 milhões de toneladas

Safra de grãos 2022/23 é estimada em 310 milhões de toneladas

Levantamento aponta aumento de 14% em comparação com o ciclo anterior.

Foto Divulgação

A safra  brasileira de grãos 2022/23 está em crescimento. Segundo a última estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume deve ultrapassar 310 milhões de toneladas, crescimento de 14% em relação à temporada 2021/22.

O clima favorável do Centro-Oeste é um dos fatores que favoreceu o aumento. Estima-se alta de 3% na área plantada e 10,1% na produtividade. Os Estados do Centro-Sul, deverão ter um número maior na produtividade, alcançando 12,4%.

Em 2023, o Brasil deve subir para a terceira posição na produção mundial de grãos, ultrapassando a Índia, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, “se mantivermos o ritmo de investimentos, aprimoramento de técnicas e desenvolvimento tecnológico, novos recordes serão batidos”.

A produção do milho deve chegar a 123,7 milhões de toneladas, um avanço de 9,4% em relação ao ciclo anterior. Já a soja espera aumentar a área plantada em 4,4%, e com o aumento de 16,6% na produtividade, pretende alcançar um volume de 152,8 milhões de toneladas, uma alta de 21,8%.

O arroz e o feijão deverão ter uma redução na produção. Será um recuo de 10,2% no arroz e 5,6% na segunda safra do feijão. O algodão em caroço deve crescer 16,7% e em pluma 19,2%. O sorgo terá um crescimento de 3,4% e o amendoim um avanço de 12,6%.

Sodré pontua que a produção deve crescer principalmente com adoção de tecnologias e utilização de fertilizantes estratégicos, resultando em grandes resultados a cada safra. “Os Estados protagonizando suas potencialidades e técnicas vão gerar resultados que impactarão em recordes de produção das safras 2023/24”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação de luz: o próximo salto da produção agrícola

A dispersão e o desenvolvimento humano pela Terra foram essencialmente influenciados pela busca por sobrevivência, de tal forma que atualmente o homem ocupa todas as regiões do planeta.

Agricultores da região sudoeste do Paraná reforçam monitoramento contra a Helicoverpa

Programa foi instalado pela CODEPA com apoio da IHARA; armadilhas já registraram o aparecimento de mariposas   Desde quando começou, no início de outubro, o plantio...

O que o produtor precisa saber para aumentar a produtividade da soja?

Artigo de Breno Azevedo, especialista de Desenvolvimento

Chuvas durante a colheita da soja interferem na qualidade e atrasam milho safrinha

Umidade acima de 14% pode provocar danos mecânicos durante o processo da colheita, depreciando ainda mais os grãos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!