29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSafra de tomate: uso de armadilha eletrônica e monitoramento de insetos

Safra de tomate: uso de armadilha eletrônica e monitoramento de insetos

Divulgação

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, passa a oferecer aos produtores de hortifrúti a ferramenta ADAMA Monitor, que faz o monitoramento de lavouras com sistema de armadilhas eletrônicas e disponibiliza dados para que os agricultores possam tomar a melhor decisão para as operações de plantio, colheita e aplicação de defensivos.

O ADAMA Monitor é uma armadilha que atrai insetos com o uso de feromônios inseridos em placas adesivas e que, por meio de microcâmeras fotográficas, transmite imagens das pragas capturadas via sinal de celular. De acordo com a preferência do produtor, as câmeras são configuradas para enviar fotos em horários determinados para o celular ou computador do usuário, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas no meio da plantação. “Com ADAMA Monitor, o produtor só precisa abrir a interface e conferir a quantidade em tempo real que o sistema armazena, de forma simples e efetiva”, explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.

A solução conta ainda com mecanismo de autolimpeza, reduzindo a necessidade de idas até a lavoura para trocar as placas adesivas. “É mais um item que otimiza o tempo do agricultor, que acaba tendo mais horas livres para focar na estratégia da cultura”, afirma Marczak.

Características e benefícios

  • Acesso remoto às imagens da armadilha permite ao produtor saber a hora certa para tomar decisões.
  • Informação atualizada diariamente sobre a situação da lavoura.
  • Evita visitas desnecessárias: menos idas ao campo e mais eficiência no controle de pestes.
  • Agilidade para coletar dados.
  • Imagens de alta resolução.
  • Armazenamento histórico das informações.
  • Contagem automática do nível de infestação.
  • Painel solar e GPS integrados.

A qualidade da informação permite decidir a hora exata para aplicar um defensivo antes que a produção de tomate ou batata, por exemplo, sofra um dano econômico, traz simplicidade pelo acompanhamento à distância, além de economia quando se compara o ADAMA Monitor com outras armadilhas. “Em caso de ausência de mão de obra, o serviço permite ter a mesma qualidade de controle”, informa Marczak. O gerente de Inovação completa ainda: “o monitoramento de lavouras com sistemas de armadilhas eletrônicas é hoje uma ferramenta acessível e um importante aliado para otimizar as operações em culturas de HF”.

Investimento em P&D

Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos. “Estamos no negócio de proteção de cultivos, por isso, cada vez mais, buscamos oferecer tecnologias digitais que possam ajudar o produtor a monitorar a lavoura, otimizar o manejo e utilizar da melhor maneira as soluções”, reforça Marczak.

Dentre as tecnologias oferecidas pela ADAMA estão ADAMA AIR, que elimina um dos maiores problemas enfrentados na pulverização aérea, a deriva, que afeta a qualidade da aplicação, provocando desperdício de produto e podendo resultar em contaminação ambiental; a rede de estações meteorológicas ADAMA Clima e o APP ADAMA Pastagem, Pensado exclusivamente para o desenvolvimento dos pastos, que possibilita que sejam identificadas as principais plantas daninhas que podem diminuir a produtividade da pastagem.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnica exclusiva de manejo Biopotente aumenta a produtividade nas plantações

Que a produção de grãos é uma das principais fontes de renda do Brasil não resta dúvidas. Só no biênio passado (2016/2017), a produção...

Controle de pragas e doenças no sistema orgânico

    Joara Secchi Candian Natália de Brito Lima Lanna Bacharel em Agroecologia e doutorandas em Agronomia (Horticultura) Antonio Ismael Inácio Cardoso Professor da UNESP/FCA " Departamento de Horticultura, Botucatu...

Plano Safra 2020/21 tem juros de custeio de 2,75% a 6%

Os financiamentos podem ser contratados de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.

Dia de Campo dos Produtores de Amendoim acontece no dia 1º de fevereiro

Mais de 400 produtores devem comparecer ao evento que irá expor as mais recentes informações técnicas, variedades e linhagens de sementes, além de apresentar resultados comparativos, dados mercadológicos e expectativas de comercialização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!