21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSafra de tomate: uso de armadilha eletrônica e monitoramento de insetos

Safra de tomate: uso de armadilha eletrônica e monitoramento de insetos

Divulgação

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, passa a oferecer aos produtores de hortifrúti a ferramenta ADAMA Monitor, que faz o monitoramento de lavouras com sistema de armadilhas eletrônicas e disponibiliza dados para que os agricultores possam tomar a melhor decisão para as operações de plantio, colheita e aplicação de defensivos.

O ADAMA Monitor é uma armadilha que atrai insetos com o uso de feromônios inseridos em placas adesivas e que, por meio de microcâmeras fotográficas, transmite imagens das pragas capturadas via sinal de celular. De acordo com a preferência do produtor, as câmeras são configuradas para enviar fotos em horários determinados para o celular ou computador do usuário, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas no meio da plantação. “Com ADAMA Monitor, o produtor só precisa abrir a interface e conferir a quantidade em tempo real que o sistema armazena, de forma simples e efetiva”, explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.

A solução conta ainda com mecanismo de autolimpeza, reduzindo a necessidade de idas até a lavoura para trocar as placas adesivas. “É mais um item que otimiza o tempo do agricultor, que acaba tendo mais horas livres para focar na estratégia da cultura”, afirma Marczak.

Características e benefícios

  • Acesso remoto às imagens da armadilha permite ao produtor saber a hora certa para tomar decisões.
  • Informação atualizada diariamente sobre a situação da lavoura.
  • Evita visitas desnecessárias: menos idas ao campo e mais eficiência no controle de pestes.
  • Agilidade para coletar dados.
  • Imagens de alta resolução.
  • Armazenamento histórico das informações.
  • Contagem automática do nível de infestação.
  • Painel solar e GPS integrados.

A qualidade da informação permite decidir a hora exata para aplicar um defensivo antes que a produção de tomate ou batata, por exemplo, sofra um dano econômico, traz simplicidade pelo acompanhamento à distância, além de economia quando se compara o ADAMA Monitor com outras armadilhas. “Em caso de ausência de mão de obra, o serviço permite ter a mesma qualidade de controle”, informa Marczak. O gerente de Inovação completa ainda: “o monitoramento de lavouras com sistemas de armadilhas eletrônicas é hoje uma ferramenta acessível e um importante aliado para otimizar as operações em culturas de HF”.

Investimento em P&D

Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos. “Estamos no negócio de proteção de cultivos, por isso, cada vez mais, buscamos oferecer tecnologias digitais que possam ajudar o produtor a monitorar a lavoura, otimizar o manejo e utilizar da melhor maneira as soluções”, reforça Marczak.

Dentre as tecnologias oferecidas pela ADAMA estão ADAMA AIR, que elimina um dos maiores problemas enfrentados na pulverização aérea, a deriva, que afeta a qualidade da aplicação, provocando desperdício de produto e podendo resultar em contaminação ambiental; a rede de estações meteorológicas ADAMA Clima e o APP ADAMA Pastagem, Pensado exclusivamente para o desenvolvimento dos pastos, que possibilita que sejam identificadas as principais plantas daninhas que podem diminuir a produtividade da pastagem.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agristar do Brasil completa 60 anos e inaugura matriz em São Paulo

  No mês de junho, a Agristar inaugura a sua nova matriz em Santo Antônio de Posse (SP), após investir na modernização de maquinário industrial,...

Monitoramento é fator decisivo contra a proliferação da Helicoverpa no Mato Grosso

Segundo especialistas, fazendas com prevenção contínua não apresentam chance de surto ao contrário das lavouras que não investiram na manutenção   Há mais de cinco safras,...

Efeito da aplicação foliar de bioestimulantes e micronutrientes no tomateiro

  Daniela Andrade Engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia/UFLA e analista em Gestão Produtiva da AC Café daniela.agronomia@outlook.com Vandimilli Araujo Lima Bolsista EPAMIG/FAPEMIG, graduanda em Agronomia Maria de Fatima Silveira Engenheira agrônoma Bioestimulantes...

As algas e a germinação do feijoeiro

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!