18.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSanta Clara Agrociência anuncia emissão de debêntures

Santa Clara Agrociência anuncia emissão de debêntures

Reprodução

A Santa Clara Agrociência, indústria líder no segmento de fertilizantes especiais, pertencente ao Grupo Santa Clara, com sede em Ribeirão Preto/SP, acaba de realizar a primeira emissão de debêntures no valor de R$ 30 milhões. Essa ação estratégica é considerada um marco importante, pois deixa a empresa, que vem trabalhando fortemente na implementação de práticas de governança corporativa, desde 2018, com as melhores opções de acesso a capital de terceiros existentes no mercado brasileiro.

O acesso ao mercado de capitais, por meio da emissão de debêntures, se une ao excelente relacionamento com as quatro maiores instituições financeiras do Brasil, que apoiam o agronegócio brasileiro e ao suporte financeiro de longo prazo para inovação da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), demonstrando a alta governança da Santa Clara e como a empresa se preparou para consolidar uma excelente gestão, reforçando seu compromisso com o agronegócio brasileiro e com os clientes.

O investimento em governança corporativa foi fundamental para contribuir com as taxas de evolução da companhia. Nas últimas cinco safras alcançou uma média de 34% de crescimento ao ano, enquanto o seu mercado de atuação aumentou 23% no mesmo período. “Os resultados obtidos reforçam que a governança proporciona condições para crescer de forma sustentável, desmistificando a ideia de que a governança é burocracia ou engessa as empresas”, destaca Vinícius Mazza, diretor Financeiro e de Recursos Humanos do Grupo Santa Clara.

Pela governança ser essencialmente relacionada à tomada de decisão, o processo dentro da Santa Clara, de controle familiar, foi iniciado com a profissionalização dos executivos, que possuem autonomia para implementar as melhores práticas, visando a perenidade do negócio. “Sempre fomos incentivados pelos acionistas a trabalhar as boas práticas de governança corporativa, respeitando as relações humanas e visando ao legado e longevidade”, afirma Mazza. Outras ações implantadas foram: auditoria de balanço, de orçamento anual base zero, do Conselho de Administração estatutário, planejamento estratégico, sistema de informação SAP e diversos comitês, grupos de trabalho e políticas, estimulando a participação sinérgica entre executivos, conselheiros e acionistas. Essas ações são as bases para a transformação da empresa em uma sociedade anônima de capital fechado.

Essa evolução dentro do aspecto de governança está ligado ao DNA inovador da companhia. Dessa forma, a inovação não está somente no desenvolvimento de produtos, mas também nos modelos de negócios e de gestão, uma vez que para a Santa Clara ter alta governança, foi necessário ser inovadora. A companhia investe acima de 8% do seu faturamento bruto em Pesquisa & Desenvolvimento, praticamente o dobro da média do setor. Ainda conta com a parceria de aproximadamente 40 instituições públicas e privadas de pesquisa, resultando na produção de tecnologias próprias e novas soluções para apoiar o agro no Brasil e no exterior. A obtenção de patentes ou a publicação de artigos científicos é uma comprovação da atividade de inovação de suas equipes.

Além da Santa Clara Agrociência, o Grupo Santa Clara é composto pela Hydromol, destinada a fabricação de fertilizantes especiais em parcerias B2B; pela Linax, recém adquirida, empresa de pesquisa e produção de matérias primas para biodefensivos, e pela Inflora Biociência, responsável também pela pesquisa e produção de tecnologias exclusivas na área de biodefensivos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Santa Clara leva para a Hortitec soluções inovadoras

Empresa apresenta em seu estande algumas alternativas únicas que a empresa disponibiliza para o Brasil e no exterior.

Pesquisa comprova eficácia do FertBokashi Premium no combate aos nematoides

  O bokashi é uma excelente opção no controle de nematoides em diversas culturas, inclusive Grãos, como a soja. O experimento foi feito em tomate,...

Óleo de neem no combate à mosca-branca

  Gustavo Santa Clara Roque da Mata Engenheiro Agrônomo da UNIQUE Fazendas Brasil/Organeem e Zooneem groquedamata@gmail.com O óleo de neem é uma substância orgânica que substitui os agrotóxicos....

Os desafios da sucessão familiar no campo

Sabe aquele momento da vida em que você precisa tomar uma atitude que pode mudar o rumo da sua história? Esta é a situação vivida por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!