23.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioEventosSaúde do solo brasileiro

Saúde do solo brasileiro

Solo – Crédito: Shutterstock

Três especialistas focam manejo agronômico sustentável e produtivo das lavouras, com ênfase em conservação, equilíbrio e preservação ambiental

Ocorre no próximo dia 29, o painel Saúde do Solo Brasileiro, com transmissão pelo YouTube. Com apoio do Instituto Ânima de Educação, e da consultoria de informações para o agronegócio Spark Inteligência Estratégica, o encontro reúne os pesquisadores Afonso Peche, Celito Eduardo Breda e Ricardo Ralisch. Os três debatedores, reconhecidos entre os principais profissionais do País na área de solo, tratarão do manejo agronômico e sustentável de lavouras, com ênfase na conservação e preservação ambiental.

As apresentações, interativas com a audiência, abordarão avanços da pesquisa agrícola em relação à saúde do solo, mecanização agrícola e seus impactos nos sistemas de produção, estrutura de solo e fertilidade e equilíbrio funcional do solo, entre outros pontos relevantes. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no link www.fonteagro.com.br

O grupo de palestrantes conta com sólida carreira na atividade agrícola brasileira. Pesquisador científico do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desde 1986, Afonso Peche é engenheiro agrônomo, mestre em Ciências Ambientais e também em Engenharia de Água e Solo.

Celito Eduardo Breda, hoje atuante na região de Barreiras (BA), é engenheiro agrônomo e iniciou atividades de consultoria agronômica em 1992. A partir de 2005, tornou-se pesquisador agrícola e passou a integrar o GTMR – Grupo Técnico de Manejo de Resistência do MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Engenheiro agrônomo especialista em mecanização agrícola, Ricardo Ralisch é mestre e doutor na área de Interação Solo, Máquina e Planta. Atuou até recentemente como professor da UEL – Universidade Estadual de Londrina (PR), no departamento de Agronomia, no qual coordenou projetos de pesquisa na área de Impactos dos Sistemas de Produção e outros estudos de ponta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Iapar lança café resistente aos principais nematoides da cultura

Em áreas infestadas de nematoides é praticamente inviável o cultivo de café, mas o IAPAR lança uma solução O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou...

Melancia: a terceira fruta mais produzida no País

A melancia representa um importante segmento do agronegócio brasileiro, sendo considerada a terceira fruta mais produzida no País, gerando um valor estimado de R$ 1,3 milhão (Agrianual 2018), com produção de 2.240.796 toneladas em uma área colhida de 101.975 hectares (IBGE, 2019).

Curso de Apicultura para Iniciantes

22 de outubro. O curso teórico será realizado no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia.

TecnoAgro 2023

17 e 18 de julho, em Uberlândia (MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!