24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoSementes com alto potencial produtivo

Sementes com alto potencial produtivo

Soja – Foto: Divulgação

O mercado de sementes de soja movimentou cerca de R$ 11,2 bilhões no ciclo 2019-20, de acordo com o estudo BIP Soja Sementes, desenvolvido pela Spark Inteligência Estratégica. Trata-se de um aumento de 7,5% em relação ao período anterior, o que comprova o crescimento do mercado.

Outro dado interessante é que esse incremento está sendo impulsionado por alta tecnologia. De acordo com pesquisas de mercado, cerca de 65% dos produtores rurais brasileiros utilizam sementes certificadas. Isso ocorre, entre outros motivos, porque essas oleaginosas têm alto vigor, com qualidade fisiológica, sanitária, genética e física, conferindo, então, um ganho de qualidade e de produtividade no campo.

Este contexto positivo tem impulsionado o crescimento da sementeira Jotabasso, que acaba de completar 50 anos, repletos de conquistas e de muitos diferenciais competitivos, sendo referência na produção e comercialização de sementes de soja e sorgo para todo o Brasil, com qualidade e tecnologia em seu robusto portfólio de cultivares.

Início – Tudo começou na década de 70 quando o empreendedor João Basso, fundador da companhia, decidiu expandir suas atividades agrícolas e investiu em agricultura no cerrado brasileiro. João Basso sempre acreditou na agricultura como atividade fundamental para o desenvolvimento regional. Ao longo dos anos, estabelecu uma sólida constituição baseada em fortes valores de transparência, honestidade, respeito e inovação, que norteiam a manutenção e o crescimento da empresa há várias gerações.

O CEO da Jotabasso, Sr. José Amaral, acrescenta que um dos diferenciais competitivos da Jotabasso é a ampla diversidade geográfica.

“Temos cinco unidades de produção, localizadas desde o Sul do Mato Grosso do Sul até o Mato Grosso, totalizando mais de 50 mil ha de área de produção de semente de soja e culturas de safrinha. Esse posicionamento, aliado à nossa alta tecnologia, nos permite atender diversos perfis de clientes, minimizando riscos climáticos”.

Investimento constante – Nos últimos três anos, a Jotabasso investiu mais de 300 milhões em suas unidades, contemplando, entre outros pontos, a reestruturação do parque industrial, a climatização da armazenagem e a implantação de tecnologia de ponta no manejo da produção agrícola e industrial.

José Américo observa que a tecnologia está embarcada em todos os processos produtivos da Jotabasso, desde a seleção de materiais até o desenvolvimento final das sementes, como a Conkesta Enlist e Intacta I2X, passando pela manutenção dos campos de produção, pela infraestrutura de recepção e beneficiamento.

“Seguimos rigorosos protocolos que contribuem para um assertivo controle de qualidade. Todos os dados das nossas operações agrícolas são monitorados em tempo real e transformados em informações para tomada de decisão, contribuindo para a plena satisfação de nossos clientes”, pontua o CEO.

Nos últimos cinco anos a Jotabasso também dobrou a área de produção agrícola, expandindo sua cobertura comercial para além dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e chegando aos estados de São Paulo e Paraná. Outra área que cresceu foi a pecuária, impulsionada pela genética de ponta e manejo intensivo dos animais com os recursos de última geração.

“Essa expansão é resultado de uma governança corporativa eficaz e do empenho dos nossos colaboradores e da alta gestão, que vestem a camisa da empresa e estão comprometidos com as metas e o sucesso da companhia”, observa o CEO da Jotabasso, empresa que recebe há três anos consecutivos premiação pela qualidade de suas sementes em 90% de germinação.

Áreas estratégicas – A Jotabasso tem um forte reconhecimento nacional por oferecer sementes que se destacam nos testes físicos, químicos e visuais, oferecendo uma das soluções mais eficientes para potencializar a produtividade da lavoura de seus clientes. Esse rigoroso processo só é possível graças ao intenso programa de capacitação de pessoas e a criação de novas áreas, como facilities, business intelligence, data analytics, marketing e outros.

O departamento de marketing realizou a implementação e padronização da nova identidade visual Jotabasso, aplicada aos produtos internos e externos. A empresa também reforçou os investimentos nos canais digitais, ampliando ainda mais o seu reconhecimento no mercado. Já o departamento de sustentabilidade intensificou algumas iniciativas, como a recuperação de áreas degradadas e outros demais projetos priorizados pela companhia. Em setembro deste ano, a Jotabasso foi reconhecida pela Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, conferindo ainda mais credibildiade e reforçando a preocupação da empresa com transparência e honestidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Supersafra de grãos vem aí!

Foi estimada uma super safra neste ano de 2021. Serão mais de 273 milhões de toneladas ...

Tratamento de sementes é a solução para nematoides em milho safrinha?

Autores Fabio Olivieri de Nobile Doutor e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) fabio.nobile@unifeb.edu.br Maria Gabriela Anunciação Graduanda em Engenharia...

Biond Agro reduz expectativa para safra de soja e milho

Soja apresentará queda na produção de 153,2 milhões para 152,6 milhões de toneladas; milho recua para 118 milhões.

Fenasoja celebra 100 anos da chegada da soja no Brasil

Feira será realizada entre os dias 29 e 8 de dezembro, em Santa Rosa (RS), considerada o "Berço Nacional da Soja"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!