15.5 C
Uberlândia
sábado, julho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSilício aumenta a vida útil da cebola

Silício aumenta a vida útil da cebola

 

Carla Verônica Corrêa

Doutoranda em Ciências Agronômicas pela UNESP ” Botucatu

cvcorrea1509@gmail.com

Luís Paulo Benetti Mantoan

Doutorando em Ciências Biológicas pela UNESP ” Botucatu

luismantoan@gmail.com

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

Nos últimos anos a aplicação de silício vem se tornando uma alternativa sustentável, com potencial para diminuir a necessidade de aplicação de tratamentos fitossanitários nas culturas e aumentar a produtividade.

Em solos com baixos teores de silício, a adubação com silicatos de cálcio e magnésio beneficiam as características químicas do solo, tais como pH, saturação por bases, fornecimento de cálcio e magnésio.

A utilização de fertilizantes silicatados aumenta a eficiência da adubação NPK, o que se deve ao fato dos adubos silicatados apresentarem propriedades de adsorção, permitindo, por exemplo, a liberação de fósforo, que antes se encontrava adsorvido.

Diversos estudos demonstram que a aplicação de silício reduz a transpiração devido ao acúmulo de sílica na folha, reduzindo a exigência de água pelas plantas e, desta forma, tornando-se mais tolerante a veranicos, mantendo o processo de crescimento por um período maior, em relação às plantas que não recebem silício.

Um aspecto importante atribuído ao silício é a sua atuação na arquitetura das plantas, que favorece a fotossíntese ao proporcionar folhas mais eretas, permitindo maior penetração de luz solar e maior absorção de CO2, ocorrendo, assim, maior eficiência e incremento na taxa fotossintética, o que resulta em maior desenvolvimento da cultura.

Influência na vida útil pós-colheita dos bulbos

O silício aumenta o fortalecimento e a rigidez da parede celular, contribuindo para o enrijecimento da mesma, e assim tornando os bulbos mais resistentes às lesões pelo transporte, ataque de pragas e penetração de hifas de fungos.

Além disso, dependendo da fonte de silício empregada, podem-se fornecer nutrientes como o potássio, que atua na qualidade da cebola, com melhoria no sabor e cor, e de cálcio, que atua na manutenção da textura do bulbo.

Mais resistência da planta

O acúmulo de silício permite a formação de uma camada mais espessa, o que dificulta a penetração de hifas de fungos na epiderme das plantas, reduzindo a incidência de doenças.

Além disso, possibilita o aumento da produção de fitoalexinas, que são substâncias de defesa das plantas contra o ataque de patógenos. Essa mesma camada de silício contribui para a redução dos danos causados por pragas. Isso se deve ao fato do silício atuar como uma “lixa“, desgastando o aparelho bucal do inseto.

Aplicação

A aplicação do silício pode ser realizada antes mesmo da implantação da cultura. Como exemplo, tem-se o silicato de cálcio, que pode ser empregado como corretivo de acidez do solo. Assim, além do fornecimento de cálcio, também disponibiliza o silício.

Outra forma de aplicação é via foliar. Essa aplicação pode ser realizada junto com as pulverizações de outros produtos. No entanto, alguns resultados experimentais vêm mostrando que a aplicação via solo apresenta melhores resultados quando comparada à aplicação via foliar. Isso provavelmente se deve ao fato da planta ter a possibilidade de acumular esse elemento desde a fase inicial de seu desenvolvimento nas maiores concentrações de silício disponível.

A aplicação de silício via solo apresenta a vantagem de ser realizada uma única vez durante o ciclo da cultura. No Brasil, existem diversas marcas comerciais de produtos contendo silício para as plantas, sendo comercializados em mistura com outros nutrientes.

Deve-se ressaltar que a maioria dos produtos que são fontes de silício também apresentam em sua composição alguns nutrientes essenciais para as plantas, como o potássio. Assim, deve-se ter o cuidado de não realizar aplicações com altas concentrações, uma vez que dosagens excessivas poderão causar queimas nas folhas e desequilíbrio nutricional.

Dependendo do produto, pode ser recomendado em aplicações foliares com intervalos de aplicações de 10 a 15 dias. As concentrações a serem empregadas dependerão do produto empregado.

O silício proporciona maior durabilidade pós-colheita - Fotos Shutterstock
O silício proporciona maior durabilidade pós-colheita – Fotos Shutterstock

Erros

Nunca se deve esquecer de alguns pontos cruciais. O silício não atua como fungicida, mas aumenta a resistência das plantas aos fungos. Deve-se atentar que, junto com o silício, sempre há algum nutriente essencial à cultura, como potássio, cálcio e magnésio, que podem causar lesões às folhas e desequilíbrio nutricional, quando aplicado em altas concentrações.

Custo-benefício da aplicação

Em geral, o custo com a aplicação de silício, seja via solo ou foliar, é baixo. No entanto, os benefícios, como redução da incidência de doenças, que contribui inclusive para o aumento da pós-colheita da cebola, da resistência às condições de estresses bióticos e abióticos, faz com que os benefícios sejam bem superiores aos custos.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Planejamento – Primeiro passo para uma boa armazenagem

Adriano Ferreira Rozado Doutor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) adrianorozado@gmail.com   O armazenamento adequado da produção deve ser tratado como uma questão de...

Tratamento de sementes de feijão com cálcio e magnésio

O tratamento de sementes melhora a estrutura das raízes e o consequente aumento na absorção de nutrientes.

Hortec chama atenção em evento com hortaliças diferenciadas

A empresa Hortec Tecnologia de Sementes esteve presente ao 10º Dia de Campo da Cooperativa Cravil, que aconteceu na cidade de Lontras (SC) entre...

Pulverizações: açúcar cristal ou melaço?

Na escolha de açúcar ou melaço é importante atentar para as características particulares de cada um desses produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!