24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSmart 400 UBV

Smart 400 UBV

João Luiz OliveiraEngenheiro agrônomo e diretor comercial – Pulsfog

Laranja – Crédito: Shutterstock

O pulsFOG Smart 400 UBV opera segundo o princípio de Ultra Baixo Volume (UBV), que permite distribuição uniforme do produto e redução drástica do volume de calda (96% em relação ao método tradicional).

O pulsFOG Smart 400 UBV apresenta peso e dimensões reduzidas, o que o torna ideal para culturas adensadas. Além disso, pode operar com tratores pequenos, a partir de 35 HP. Seu tanque de 400 litros permite autonomia de até 20 hectares por carga.

O Smart 400 UBV é equipado com barras que possuem múltiplas regulagens, que podem ser configuradas de acordo com a necessidade, adaptando-se a diferentes espaçamentos. O aparelho utiliza bocais pneumáticos especiais, desenvolvidos pela Pulsfog.

O Smart 400 UBV é indicado para aplicação de inseticidas, fungicidas, fertilizantes foliares e outros produtos que necessitam ser distribuídos uniformemente sobre as culturas, tais como café, citros, abacate, uva, mamão, maracujá, tomate e outras.

Técnica UBV é pouco difundida no Brasil

A técnica UBV consiste da pulverização com gotas na faixa de 20 a 50 µm (0,02 a 0,05 mm) de diâmetro, o que representa uma redução de diâmetro de cerca de 10 vezes em relação à técnica de pulverização convencional, equivalente a uma redução de cerca de 1.000 vezes do volume de cada gota.

Dessa forma, é possível reduzir o volume de aplicação em 100 vezes (em citros realizamos aplicações para controle do psilídeo com 20 litros de calda, contra 2000 litros no método tradicional) e mesmo assim aumentar o número de gotas em 10 vezes.

Considerações

Os tratamentos da Pulsfog e do Padrão Citros (2.000 l) não tiveram diferença significativa, apresentando todos eles um controle eficiente do Diaphorina citri. Portanto, concluiu-se que ambos os equipamentos foram satisfatórios no controle do inseto, sendo que o equipamento Smart UBV 400, da Pulsfog, apresentou o melhor rendimento de trabalho.

     A quantidade ideal de óleo para uso na modalidade de aplicação em UBV terrestre é de 12,5% a 25%. O uso do UBV terrestre apresenta maior rendimento na pulverização, maior autonomia de gasto de energia e água.

ARTIGOS RELACIONADOS

FMC apoia projeto que resgata o orgulho da citricultura brasileira

O projeto “Laranja, patrimônio de São Paulo. Patrimônio do Brasil“, realizado pela CitrusBR, tem como objetivo promover uma série de ações com o intuito...

Fungicida multissítio controla cinco

O tomate é uma das hortaliças mais importantes do ponto de vista econômico e social.

Aminoácidos – Aplicação garante laranjas mais uniformes

Os aminoácidos estão presentes em todas as plantas, existindo cerca de 20 aminoácidos essenciais com concentrações e funções distintas. Entretanto, devido a condições de estresses como, por exemplo, ataque de pragas e doenças, desordem nutricional, deficiência hídrica, entre outros, os aminoácidos produzidos naturalmente podem não ser o suficiente.

Benefícios dos organominerais para a citricultura

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!