30.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 23, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSolo, manejo e equipe garantem produtividade da soja

Solo, manejo e equipe garantem produtividade da soja

Com o trio, o produtor rural pode alcançar máximo potencial nas lavouras.

A correção do perfil do solo é diretamente proporcional à produtividade nas lavouras de soja. Estudo do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) mostra que a uma profundidade de correção de 50 centímetros, a produtividade média é de 56,3 sacas por hectare, enquanto a correção a dois metros de profundidade resulta em uma média de 85,6 sacas por hectare.

“Nos últimos 15 anos, observamos que a boa produtividade vem do investimento em qualidade do solo. Pode ser até um solo pobre, mas que consegue ser transformado em solo fértil com práticas corretivas e de manejo”, explica.

O solo guarda na “memória” os efeitos do sistema de manejo. “Não consideramos mais a profundidade de zero a 20 cm como camada diagnóstica. Atualmente, é preciso avaliar o solo de 40 a 60 cm, pois a raiz de soja chega a algo entre 2 e 3 metros de profundidade”, explica Breno. Para além dos cuidados com fertilidade do solo, Araújo reforça que é necessário o cuidado com o ambiente da semente para ter produtividade. “Ter plantas de cobertura para manter o solo mais fresco, dar tratamento de qualidade para as sementes, usar biológicos no sulco de plantio para minimizar efeitos de pragas e doenças, fazer manejo de plantas daninhas e manejos preventivos: tudo isso faz com que o potencial produtivo da lavoura não diminua”. 

Winicius Menegaz, consultor campeão estadual do Cesb
Imagem: Divulgação

Winicius Menegaz, consultor campeão estadual de Mato Grosso no desafio de produtividade do Cesb, adiciona o foco em pessoas na série de fatores para o sucesso acontecer. “Os empresários do agro hoje estão investindo em equipes treinadas e robustas que sabem tomar decisões, comprar insumos e sementes, por exemplo, e assim melhoram a qualidade. O senso crítico do produtor rural muda a lavoura de patamar e eleva a produtividade”, afirma. Breno Araújo concorda, frisando que a boa gestão da propriedade é fundamental para o sucesso da safra. “A gestão está em três pilares: técnica, operacional e liderança. A fazenda é liderada por pessoas e isso pode se transformar em produtividade e, logicamente, em rentabilidade ao produtor”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Evite perdas de produtividade no inverno

Estamos nos aproximando do período seco do ano, onde os danos causados pelo estresse hídrico ...

Preparação para plantio de soja iniciará em breve

Para resultados positivos ao final da safra, cuidados com o manejo devem começar antes da semeadura O cultivo da soja tem grande importância em diversas regiões do Brasil...

Como a tecnologia ajuda nos desafios no mercado sementeiro?

Por Eduarda Ferreira de Lima e Vanessa Moraes

Propriedade medicinal do própolis desperta interesse de cientistas

Quando se fala em apicultura, a associação com a produção de mel é imediata. O produto é o mais representativo do segmento e o volume produzido...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!