22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioPecuáriaAviculturaSuplementação nutricional ajuda na produção de ovos

Suplementação nutricional ajuda na produção de ovos

A suplementação nutricional é essencial para potencializar a produção de ovos e garantir a saúde das aves

Créditos: Divulgação

A produtividade na avicultura de postura brasileira é comprovada por números: por segundo, são produzidos cerca de 1.743 ovos no país, resultando em produção anual de cerca de 52 bilhões de unidades, em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para atingir esse nível de produtividade, o manejo correto precisa começar antes mesmo do alojamento das aves. “Atentar-se à estrutura da fábrica de ração e de armazenamento de matérias-primas é de extrema importância. É necessário que o galpão e as demais estruturas, como gaiolas, bebedouros, comedouros, sistema de aquecimento e ventilação, estejam bem posicionados e atendam às necessidades de acordo com a densidade dos lotes, estação do ano e outras particularidades de cada granja”, explica a zootecnista Suellen Gazzola, da Auster Nutrição Animal.

Garantir a longevidade das aves é outro ponto importante. A especialista da Auster lembra que para as aves viverem mais e manterem a produção de qualidade, o trabalho envolve diferentes pilares. “As pesagens semanais e o controle nutricional, principalmente na fase de cria e recria, garantem a uniformidade e o desempenho inicial do lote. São itens essenciais para a ovipostura nas fases seguintes. A postura começa na 18ª semana, com o pico de produção entre a 28°e 30ª e se estende até por volta 40ª semana – a postura pode acontecer até depois das 100 semanas. No entanto, existem diferenças do início ao fim da produção de ovos, pois há queda no metabolismo das aves, especialmente para a mobilização do cálcio destinado à formação da casca”.

Apesar de ovos maiores em aves mais velhas, a espessura da casca diminui afetando sua rigidez e, no caso de ovos vermelhos, há ainda a redução da pigmentação. Da mesma forma, a qualidade interna é prejudicada com alteração no albúmen, que se torna mais líquido.

“É claro que a produção oscila ao longo da vida produtiva da ave. Por esta razão, o balanço nutricional deve ser acompanhado ao longo de todo o ciclo com o mesmo grau de importância. No caso de aves longevas, a alternativa para os problemas relacionados à absorção de nutrientes está na suplementação que mantenham níveis adequados de aminoácidos, minerais, energia, proteínas e outros componentes necessários. O produtor também deve se preocupar em manter equilibrada a saúde intestinal das aves, pois é lá que acontecem os processos de absorção de nutrientes, influenciando diretamente na produção de ovos”, detalha Suellen. 

A Auster Nutrição Animal conta com ferramentas nutricionais que apoiam os avicultores em todos os ciclos das fases de postura. A linha Aela ajuda a melhorar os índices zootécnicos, promovendo melhor digestibilidade e resultando em melhor saúde intestinal com consequente reforço do sistema imune. “A avicultura comercial torna-se ano após ano mais eficiente. Nós buscamos formas de suportar o aumento da produtividade, com o desenvolvimento de soluções nutricionais tecnológicas acessíveis, além de eficazes e seguras”, completa a zootecnista da Auster Nutrição Animal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Atemoia: Alternativa para diversificação

Por ser um fruto ainda pouco cultivado, é possível atingir, com a atemoia, um bom valor de mercado.

Irrigação é fundamental para a produção de mangas

Anteriormente à implantação de uma cultura, o perfil climatológico do local deve ser considerado ..

Cresce o mercado de mini alfaces hidropônicas

O mercado de vegetais em miniatura vem crescendo no País a taxas médias anuais entre 15 e 20%, sendo a alface uma das hortaliças mais consumidas.

Escolha: Semente ideal para milho safrinha

O milho safrinha, ou de segunda safra, é semeado entre os meses de janeiro a abril, normalmente após a colheita de soja, sendo cultivado nos Estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!