13.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosSyngenta lança nematicida biológico

Syngenta lança nematicida biológico

A Syngenta inaugura uma era de proteção sustentável, lançando um nematicida biológico inovador que promete revolucionar o manejo de nematoides nas lavouras.

Após o desenvolvimento e dezenas de ensaios experimentais realizados em canaviais de várias regiões do Brasil, a Syngenta lançou o bionematicida microbiológico CERTANO™. A nova tecnologia é o primeiro biológico da companhia voltado à cultura da cana-de-açúcar e chega com efeito: bionematicida, biofungicida e ação promotora de crescimento que oferece controle consistente com efeito imediato e prolongado.

Voltado para todo o ciclo da cultura cana, o produto promove controle eficaz dos diferentes gêneros de nematoides entomopatogênicos presentes nos canaviais que impactam consideravelmente a produtividade de toda a lavoura canavieira.

Para Leandro Bessa, Diretor de Portfólio de Produtos na Syngenta, a novidade possibilitará uma maior praticidade de uso em todas as épocas do ano, aliando compatibilidade física e química em associação com outros produtos.

Composição

O novo bionematicida tem como base o Bacillus velezensis, um microrganismo com múltiplas funções para o enfrentamento de um amplo espectro de nematoides e doenças que atacam rotineiramente o canavial.

Sua atividade “três em um” proporciona efeito prolongado e imediato, conforme explicou o professor e pesquisador Fernando Godinho, do Instituto Federal Goiano. “Temos uma ação que ocorre pelos metabólitos, que atuam principalmente em ovos e juvenis de nematoides, bem como na germinação dos esporos de fungos. Por isso, o consideramos tanto um bionematicida quanto um biofungicida. Além disso, ele tem um grande efeito promotor de crescimento”, explica Godinho.

 Outro ponto importante destacado pelo pesquisador é que o Bacillus velezensis induz rotas de fitohormônio, promovendo melhor enraizamento e desenvolvimento vegetativo do canavial.

Segundo Godinho, uma série de doenças fúngicas, além dos nematoides, atacam a cana-de-açúcar, e muitas delas estão sendo objeto de estudo da Syngenta. Essa ação visa reduzir os prejuízos nas lavouras brasileiras.

ARTIGOS RELACIONADOS

Centro de Inovação da Syngenta apresenta suas tecnologias ao Cerrado durante a Tecnoshow Comigo

Os visitantes do evento terão a oportunidade de conhecer as soluções para proteção de cultivos e ferramentas digitais no estande da empresa.

Aplicação de biológicos no sulco de plantio

Os produtos agrícolas à base de ingredientes ativos naturais em sua composição, também ...

Mercado de biológicos em alta

Impactado pela busca dos produtores por alternativas complementares ao ...

Syngenta – pioneira no registro de fungicida para monilíase no Brasil

Doença é uma das mais devastadoras para o cacau. Em caráter preventivo, inclusão da cultura na bula do Amistar Top surgiu a partir de pedido da Secretaria de Agricultura da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!