21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 8, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosSyngenta lança nematicida biológico

Syngenta lança nematicida biológico

A Syngenta inaugura uma era de proteção sustentável, lançando um nematicida biológico inovador que promete revolucionar o manejo de nematoides nas lavouras.

Após o desenvolvimento e dezenas de ensaios experimentais realizados em canaviais de várias regiões do Brasil, a Syngenta lançou o bionematicida microbiológico CERTANO™. A nova tecnologia é o primeiro biológico da companhia voltado à cultura da cana-de-açúcar e chega com efeito: bionematicida, biofungicida e ação promotora de crescimento que oferece controle consistente com efeito imediato e prolongado.

Voltado para todo o ciclo da cultura cana, o produto promove controle eficaz dos diferentes gêneros de nematoides entomopatogênicos presentes nos canaviais que impactam consideravelmente a produtividade de toda a lavoura canavieira.

Para Leandro Bessa, Diretor de Portfólio de Produtos na Syngenta, a novidade possibilitará uma maior praticidade de uso em todas as épocas do ano, aliando compatibilidade física e química em associação com outros produtos.

Composição

O novo bionematicida tem como base o Bacillus velezensis, um microrganismo com múltiplas funções para o enfrentamento de um amplo espectro de nematoides e doenças que atacam rotineiramente o canavial.

Sua atividade “três em um” proporciona efeito prolongado e imediato, conforme explicou o professor e pesquisador Fernando Godinho, do Instituto Federal Goiano. “Temos uma ação que ocorre pelos metabólitos, que atuam principalmente em ovos e juvenis de nematoides, bem como na germinação dos esporos de fungos. Por isso, o consideramos tanto um bionematicida quanto um biofungicida. Além disso, ele tem um grande efeito promotor de crescimento”, explica Godinho.

 Outro ponto importante destacado pelo pesquisador é que o Bacillus velezensis induz rotas de fitohormônio, promovendo melhor enraizamento e desenvolvimento vegetativo do canavial.

Segundo Godinho, uma série de doenças fúngicas, além dos nematoides, atacam a cana-de-açúcar, e muitas delas estão sendo objeto de estudo da Syngenta. Essa ação visa reduzir os prejuízos nas lavouras brasileiras.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biológicos no manejo de pragas, doenças e nematoides traz incremento de até 8 sc/ha de soja

Resultado foi confirmado em trabalho realizado pela Fundação MT, que conduz em todo o estado diversos experimentos que demonstram ganhos de produtividade e redução de problemas comuns nas lavouras com a adoção de bioinsumos.

Biológicos comprovam potencial no controle de doenças e na melhoria da qualidade do solo

O uso de produtos biológicos para o controle de doenças na agricultura tem sido estudado há décadas e hoje apresenta promissoras aplicações na agricultura.

Brasil usa mais de 130 milhões de inoculantes biológicos

Se de um lado os produtores somam melhorias em suas culturas e ganhos em produtividade; do outro, pesquisas têm comprovado, cada vez mais, as vantagens para o meio ambiente e a sustentabilidade ganha evidência

Syngenta Seeds anuncia novas lideranças no Brasil e América Latina

André Franco passa a liderar a estratégia de Sementes para a América Latina enquanto Suzeti Ferreira assume como nova diretora geral Brasil e Paraguai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!