29.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 2, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisTécnicas adequadas de manejo minimizam o estresse térmico em poedeiras

Técnicas adequadas de manejo minimizam o estresse térmico em poedeiras

Baixas temperaturas podem causar quadro de hipotermia nas galinhas

Foto: Freepik

O estresse térmico em poedeiras influencia diretamente a saúde e a produtividade das aves. “Poedeiras são sensíveis a variações extremas de temperatura, especialmente quando expostas a condições muito quentes ou muito frias, como as que caracterizam o inverno, por períodos prolongados”, explica o zootecnista Fernando Augusto de Souza, gerente de produtos da ICC.

De acordo com o especialista, durante o inverno, os desafios são ainda maiores. “Baixas temperaturas podem levar à hipotermia, caso a ave não consiga manter a temperatura corporal ideal. Esse processo resulta em diminuição da atividade física, menor ingestão de alimentos, redução na produção de ovos, perda de peso e até mortalidade em casos extremos.”

Para diminuir os efeitos do estresse térmico, os produtores adotam diversas estratégias. “Isolamento adequado e aquecimento controlado são fundamentais para proteger as aves do frio excessivo. Aquecimento suplementar e ventilação adequada ajudam bastante. Ajustes na dieta também garantem que as aves mantenham a temperatura corporal ideal e a saúde durante o inverno”, destaca Fernando Souza.

“Com estratégias adequadas de manejo ambiental e nutricional, os produtores minimizam os efeitos adversos do frio, garantindo um ambiente mais saudável e produtivo para as aves”, finaliza o gerente. A nutrição com leveduras de cana-de-açúcar, tecnologia dominada pela ICC, ajuda a potencializar o sistema imunológico das aves, fazendo com que elas se tornem mais fortes resistentes diante dos desafios ambientais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gordura protegida e estresse térmico em vacas leiteiras

Em artigo, a coordenadora técnica da Nutricorp, Nathaly Carpinelli, explica como a inclusão de lipídios protegidos na dieta dos animais, além de combater o estresse térmico, gera bem-estar físico ao rebanho e colabora para que sua produtividade seja mantida.

Onda de calor intenso provoca estresse em frutas

O estresse térmico pode comprometer a qualidade e a produção.

Como aumentar o bem-estar das poedeiras

Prebiótico foca na imunofisiologia, ecologia intestinal e controle de patógenos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!