24.9 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasTecnologia da Harvest Agro é destaque em publicação internacional

Tecnologia da Harvest Agro é destaque em publicação internacional

Linha Xiflon e Asgard, compostas por um complexo molecular orgânico e polióis, foram validadas por pesquisador da Embrapa.

Alavancar a produtividade das lavouras é uma missão complexa e que envolve vários fatores. Um deles, por exemplo, é o auto sombreamento das plantas, que ao crescerem diminuem o tempo de exposição solar daquela região. Dessa maneira reduz significativamente a transpiração e consequentemente, afeta a absorção de nutrientes via xilema nessa metade inferior das plantas, resultando em perdas de rendimento. Ou seja, lá no final, isso representa menos dinheiro no bolso do produtor.

Com o intuito de oferecer uma ferramenta ou estratégia que promovesse então maior aporte de nutrientes nessas regiões, a Harvest Agro lança uma tecnologia exclusiva, batizada de Xiflon. A novidade é um complexo molecular orgânico inédito de micronutrientes. Para comprovar a eficácia e os principais benefícios dela, foi realizado um experimento, conduzido em parceria com a equipe de pesquisa da Embrapa, para estudar o efeito da aplicação foliar de boro (B), cobre (Cu), manganês (Mn) e zinco (Zn), complexados com moléculas orgânicas na translocação desses micronutrientes no “baixeiro” das plantas.

Divulgação

“Nosso intuito foi aplicar a solução na metade inferior da planta,, com baixa transpiração e aí analisar sua relação com a soja, feijão e rendimento do algodão. Principalmente, comparando a tradicional tecnologia de quelatização de adubos foliares com a nossa tecnologia Xiflon”, explica o doutor em nutrição de plantas Roberto Reis, sócio da empresa.

O estudo foi realizado na cultura do feijão e soja em Hidrolândia/GO, enquanto os testes com algodão em Campo Novo do Parecis-MT. Estes foram conduzidos por pesquisador da Embrapa Arros e Feijão, Adriano Nascente. Na ocasião foram avaliados os teores de micronutrientes no baixeiro das plantas, a produtividade das culturas, e produção de algodão, feijão e soja e redistribuição de nutrientes na seiva foliar em resposta a fertilizantes complexos de moléculas orgânicas.

O especialista da Harvest Agro explica que os resultados foram surpreendentes. Os teores de B, Cu, Mn e Zn da seiva da planta diminuíram com o avanço do desenvolvimento das plantas, tanto em soja, quanto em feijão e algodão. Os índices apurados revelam que quando comparada à Tecnologia Xiflon, o uso de fertilizantes foliares tradicionais (quelatizados) promoveu a redução no teor de micronutrientes na seiva do pecíolo do baixeiro das plantas. “Enquanto isso, a ferramenta que apresentamos gerou efeito contrário, aumentando a translocação de micronutrientes para o baixeiro das plantas, elevando assim a produtividade das culturas”, detalha o doutor. Recentemente esses resultados experimentais foram publicados em artigo internacional na Australian Journal of Crop Science, reforçando o desempenho científico da tecnologia

ARTIGOS RELACIONADOS

Inverno rigoroso e geadas

A época de outono e inverno, especialmente na região Centro-Sul do Brasil, traz riscos maiores ...

Tecnologia de ponta em filmes plásticos

A segurança dos filmes plásticos na cobertura das pilhas de adubo se relaciona diretamente com a qualidade das resinas e aditivos utilizados em sua formulação.

Valtra apresenta conceito de tecnologia universal

Marca traz piloto automático elétrico e software de linhas de trabalho, além de soluções exclusivas para colheita e manobra de cabeceira

Pioneer® lança híbridos de milho

A Pioneer®, marca de sementes da Corteva Agriscience, inova mais uma vez ao lançar dois ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!