21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosTecnologia de ponta em filmes plásticos

Tecnologia de ponta em filmes plásticos

A segurança dos filmes plásticos na cobertura das pilhas de adubo se relaciona diretamente com a qualidade das resinas e aditivos utilizados em sua formulação.

Lucas Bosso
Engenheiro de Aplicações da AzulPack TechAgro

Presente em todas as propriedades agrícolas do país, os fertilizantes são um importante aliado dos agricultores que buscam uma maior produtividade por área plantada. São altos investimentos que, literalmente, ficam embaixo da terra.

Com o aumento significativo dos custos dos adubos, decorrentes da pandemia e conflitos externos, se intensificaram os cuidados com armazenamento destes para manterem ao máximo suas integridades nutricionais. Desta forma, a maneira mais efetiva e econômica para proteção destes materiais a granel e em big bags é a cobertura com lonas plásticas.

Créditos: Divulgação

Garantia de segurança

A segurança dos filmes plásticos na cobertura das pilhas de adubo se relaciona diretamente com a qualidade das resinas e aditivos utilizados em sua formulação. É muito importante que esta lona receba uma boa aditivação contra enxofre, cloro e bromo, sendo estes os principais componentes químicos que aceleram a degradação do plástico.

Análises laboratoriais comprovam que o polietileno é um dos polímeros mais recomendados quando se trata de impermeabilização à líquidos, evitando-se assim, o início da volatilização dos nutrientes. Portanto, a proteção do fertilizante com o plástico é a alternativa que apresenta melhor custo x benefício aos agricultores.

Metodologia

Cada agricultor tem sua metodologia de como cobrir as pilhas de adubos, não havendo um procedimento padrão, nem mesmo para a escolha da coloração das lonas plásticas. As lonas dupla face (preta e branca), as pretas e as leitosas (brancas) são as mais utilizadas.

Este filme plástico pode ser reutilizado para a mesma finalidade, desde que seja manejado com os devidos cuidados.

Histórico

A utilização das lonas plásticas para tal aplicação se iniciou há 30 anos e permanece até hoje. Naquela época, estas lonas apresentavam elevadas espessuras, e consequentemente, bobinas pesadas e de difícil manuseio.

Nestas três décadas, houve diversos avanços tecnológicos por parte dos fornecedores de resinas termoplásticas, assim como nos processos fabris. Com isso, o material utilizado atualmente possui a metade da espessura, sem a perda de performance e com garantia estendida.

Este conceito da escolha da espessura da lona ainda é um velho paradigma que o mercado enfrenta. Todavia, a Azul Pack, empresa de quase 50 anos de mercado, está oferecendo aos consumidores um pacote de soluções com a marca TechAgro.

Trata-se da família de produtos destinados a coberturas de pilhas de fertilizantes, que são: TechSilo B/W (preto e branco) TechLona Black (preta) e TechLona White (leitosa). Esta linha completa de produtos visa atender todas as necessidades dos agricultores, não só do mercado nacional, mas também do mercado externo.

Composição

Os filmes agrícolas TechAgro são fabricados com polímeros avançados, resinas virgens e aditivos adequados para cada aplicação na agricultura. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, resistência e melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material.

A AzulPack TechAgro traz soluções às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso.

TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia ajuda ter maior rentabilidade

Nas últimas semanas a rotina do produtor rural e engenheiro agrônomo, Thomás Traldi Chiari, tem sido agitada, devido principalmente a finalização da compra dos insumos para o próximo plantio de soja, em meados de setembro.

Coopercitrus leva tecnologia na 2ª Farming Show

Cooperativa apresenta novidades em tratores, máquinas e soluções integradas para aumentar a produtividade e reduzir custos no campo.

Tecnologias biológicas fortalecem o combate à cigarrinha-do-milho

Abramilho alerta para controle da praga desde as etapas iniciais da cultura e Vittia destaca atuação dos biológicos no manejo integrado.

Assistência e suporte técnico são os principais diferenciais

Ferramenta fundamental para a tomada de decisão mais acertada e rentável pelo produtor rural, o software de gestão de fazendas coloca na palma da mão todas as informações das atividades agrícolas como plantio, colheita, clima, aplicação de defensivos e fertilizantes e estoque de insumos, em tempo real e com possibilidade de compartilhamento de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!