26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTecnologia reduz aplicação de fertilizante

Tecnologia reduz aplicação de fertilizante

A FertiSystem desenvolveu uma tecnologia, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica e com a Embrapa, capaz de reduzir de 14,5% a 20% a aplicação de fertilizantes, mantendo a produtividade da plantação.

O Brasil consome cerca de 45 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano. Os processos de extração, geração, transporte e logística dessa quantidade de insumo somados gera mais de 1 bilhão de toneladas de carbono. Desse modo, tornar sustentável a aplicação de fertilizantes é imprescindível para diminuir a pegada ambiental das atividades agrícolas.

Evandro Martins, presidente da FertiSystem, apresenta tecnologia inovadora para dosagem de fertilizantes no BW Works SENAI
Créditos: Divulgação

“A agricultura precisa usar fertilizantes para nutrir as plantas. Com isso, um dos processos mais importantes é a operação de plantio, que é cirúrgica e determinante nos resultados”, afirmou Evandro Martins, presidente da FertiSystem, durante o BW Works SENAI – Empresas Inovadoras, que trouxe o tema Sustentabilidade Transformacional na Aplicação de Fertilizantes a Taxas Variáveis nas Linhas de Plantio, no dia 17 de maio, com apresentação de Luís Gustavo Delmont, especialista em desenvolvimento industrial no SENAI Nacional.

Para que o plantio seja assertivo, a FertiSystem desenvolveu uma tecnologia, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica e com a Embrapa, capaz de reduzir de 14,5% a 20% a aplicação de fertilizantes, mantendo a produtividade da plantação. Para isso, a empresa se baseou no movimento dos 4Cs da nutrição: fonte certa, que é o próprio fertilizante; época certa, que é a condição agronômica de absorção da planta ou recomendação de aplicação; dose certa, a precisão da aplicação; e o local certo, que é a uniformidade da aplicação.

Segundo Martins, o fertilizante precisa ser aplicado a distância de cinco centímetros ao lado e abaixo da semente. “Se ele ficar muito próximo à planta pode ocorrer um efeito salinizante na linha de plantio”, disse.

A tecnologia desenvolvida levou em conta às questões ambiental, econômica e social, por isso, a construção do equipamento (dosador) atendeu requisitos de funcionalidade e de durabilidade, mas também os impactos que poderiam ser gerados. Com isso, ele foi premiado pelo Instituto Europeu de Patentes, por oferecer dosagem inteligente de fertilizantes microgranulados para o plantio de alto rendimento.

De acordo com Martins, a tecnologia se baseia no conceito de sustentabilidade transformacional, ao utilizar todas as métricas e posicionamentos criteriosos de análises para que a tecnologia seja precisa e uniforme. “Hoje, temos a ciência dos dados que contribui para a lucratividade e a rentabilidade”, pontuou. Alguns pontos avaliados, por exemplo, são: singularidade das sementes, espaçamento planta a planta, precisão no espaçamento e deposição dos fertilizantes.

Isso significa que a tecnologia trabalha a taxa variável de fertilizante em cada linha de semeadura. “Os fertilizantes precisam estar fisicamente disponibilizados na planta, ou seja, onde houver semente haverá fertilizante”, pontou Martins. A FertiSystem também trouxe o conceito de unidade de aplicação, considerando o número de gramas de fertilizante por metro linear, com o objetivo de trazer economia, desde o consumo até a aplicação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de bioestimulantes na videira

A videira (Vitis sp.) apresenta relevante aporte econômico e social no nosso país, apresentando as regiões sul e nordeste como as principais produtoras da fruta, que são destinadas ao consumo in natura e/ou produção de sucos e doces.

Ácido húmico

A batata (Solanum tuberosum L.) é o quarto alimento mais consumido no mundo, fornecendo proteínas ...

Alta nos fertilizantes: como revendedores podem encontrar o melhor preço?

O coração da movimentação de fertilizantes no Brasil é o revendedor, que consegue encontrar o melhor preço, conectando-se aos fabricantes por meio de novas tecnologias.

Empresa agro busca startups para parceria

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem mais de ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!